ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Aprovado novamente projeto para reduzir uso de sacolas plásticas

Vanda Escalante e Ítalo Milhomem | 14/06/2011 12:08

Proposta foi vetada pelo governador no ano passado e agora vai novamente para sanção.

Os deputados estaduais aprovaram hoje (14), em segunda votação, o projeto de lei que proíbe a distribuição indiscriminada de sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais. O projeto, do deputado Paulo Duarte (PT) foi apresentado pela segunda vez à Assembleia e, desta vez, foi aprovado com apenas quatro votos contrários: Marcio Fernandes (PTdoB), Diogo Tita (PPS), Junior Mochi e Eduardo Rocha (PMDB).

Agora, a proposta vai para a sanção do governador André Puccinelli (PMDB). Em outubro do ano passado, ele vetou o projeto, alegando que se as sacolas não forem distribuídas gratuitamente os consumidores acabarão comprando e os prejuízos ao meio ambiente ocorrerão da mesma forma, com o agravante de onerar o consumidor.

Reapresentado no início deste ano, o projeto foi aprovado em primeira votação no mês de abril. O autor da proposta defende que sua aprovação tornaria Mato grosso do Sul “mais uma referência na questão ambiental”.

Paulo Duarte lembrou ainda o fato de outros 13 estados brasileiros já terem

leis de uso consciente das sacolas plásticas. “Não é um modismo! Venho trabalhando nesse projeto desde 2009 e após essa data vários estados já aprovaram projetos semelhantes. Estudei o assunto e a questão foi amplamente debatida com a sociedade”, desabafa.

Quanto ao custo das sacolas plásticas, o deputado reafirma que o Projeto permite ao consumidor saber exatamente quanto paga em cada unidade de sacolinha: “Há uma falsa impressão de que a sacola é fornecida de graça. O valor dela faz parte do preço final dos produtos”, finaliza.

O projeto prevê que a cobrança referente às sacolas plásticas seja feita de forma separada dos produtos adquiridos pelos clientes e compreende supermercados, estabelecimentos congêneres, lojas de hortifrutigranjeiros e de alimentos “in natura” e industrializados em geral, farmácias, entre outros. Os estabelecimentos comerciais poderão oferecer gratuitamente a seus clientes sacolas ou embalagens de material biodegradável (papel) ou reutilizáveis.

(Com informações do portal da Assembleia Legislativa)

Nos siga no Google Notícias