ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Aprovado projeto de lei que cria Banco de DNA para combater crimes

Wendell Reis | 03/05/2012 15:51
Deputado foi o relator do projeto na Câmara Federal
Deputado foi o relator do projeto na Câmara Federal

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) está comemorando a aprovação do Projeto de Lei 2458/11, de autoria do Senado Federal, que prevê a criação de um banco de DNA para auxiliar nas investigações de crimes violentos. O deputado foi o relator do projeto durante a tramitação na Câmara Federal.

A lei permite a coleta de DNA para identificação criminal, obrigando a realização do exame nos condenados por crimes hediondos ou praticados com violência de natureza grave. O projeto tem por objetivo estabelecer uma unidade central gerenciadora de vestígios genéticos deixados em locais de crimes, incluindo sangue, sêmen, pele, unhas e fios de cabelo ou pele.

O projeto determina que o material do banco será sigiloso e os perfis genéticos deverão seguir normas constitucionais e internacionais de direitos humanos, sem poder revelar traços somáticos ou comportamentais, mas sim o gênero do investigado ou do condenado.

Fábio Trad lembrou que o Sistema de Indexação de DNA Combinado é o mesmo empregado nos Estados Unidos e em outros 30 países. Segundo ele, a proposta é uma reivindicação antiga dos peritos criminais federais e de pais e parentes de vítimas de estupro e assassinatos cometidos por maníacos. Ele ressalta que se o banco já existisse, seria possível identificar criminosos antes que eles fizessem novas vítimas.

Nos siga no Google Notícias