ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Política

Arroyo apresenta projeto que cria programa de apoio a dependente químico

Edmir Conceição | 28/09/2011 16:25

Antônio Carlos Arroyo (PR) apresentou em sessão plenária nesta quarta-feira (28), na Assembléia Legislativa, projeto de lei que Institui o Programa de Apoio à Recuperação do Dependente Químico. Esta proposição é complementar a outro projeto de sua autoria apresentado na sessão de ontem (27/09), que assegura a reserva de pelo menos 10% de leitos em hospitais públicos e privados para o tratamento de pacientes com dependência química.

De acordo com o projeto, fica instituído no âmbito da SES – Secretaria Estadual de Saúde o Programa de apoio à recuperação de usuário de drogas por meio de ações e atividades de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social dos pacientes.

Para a execução do Programa, as instituições religiosas e da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atendam dependentes químicos, poderão receber recursos da SES, condicionado à sua responsabilidade orçamentária e financeira sob a observância da legislação vigente. E serão considerados os serviços próprios de atenção e reinserção social de dependentes, os realizados pelas instituições, através de clinicas ou casas e comunidades terapêuticas.

As entidades ou qualquer outro estabelecimento que queira firmar convênio para participar do Programa de Apoio terão que obedecer a critérios rigorosos para tal fim. Os repasses financeiros serão direcionados de acordo com o porte das instituições e as características dos municípios nos quais estão localizadas.

Conforme Arroyo, o legislativo estadual está se empenhando em buscar alternativas para diminuir o problema com as drogas no Estado, porém é imprescindível que o Poder Executivo acompanhe esta luta. “A dependência química em Mato Grosso do Sul, assim como em todo o pais é um problema de extrema gravidade, por isso é importante que todos os Poderes, entidades privadas e sociedade civil unam forças nesta batalha”, salienta o parlamentar.

Nos siga no Google Notícias