ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Arroyo desconhece decisão, mas ministra mantém suspensa indicação para o TCE

Michel Faustino | 14/01/2015 19:03
Para Arroyo STJ havia apenas homologado pedido de desistência do recurso contra o TJMS que barrou sua indicação. (Foto: Reprodução)
Para Arroyo STJ havia apenas homologado pedido de desistência do recurso contra o TJMS que barrou sua indicação. (Foto: Reprodução)
Trechos da decisão da ministra. (Foto: Reprodução)
Trechos da decisão da ministra. (Foto: Reprodução)

A ministra Laurita Vaz, presidente em exercício do STJ (Supremo Tribunal de Justiça), deliberou pela suspensão do decreto assinado pelo ex-governador André Puccinelli (PMDB) que nomeou o deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR) para substituir o conselheiro José Ricardo Cabral, depois de um trâmite rápido. Ontem (13), Arroyo chegou a dizer em entrevista ao Campo Grande News que o STJ apenas havia homologado o pedido de desistência do governo do Estado do recurso contra a decisão que suspendeu sua nomeação para a Corte de Contas.

O ato mantém a decisão da desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que suspendia a nomeação de Arroyo para o cargo. O STJ considerou ser nulo o recurso interposto pelo governo do Estado, na gestão de Puccinelli, para derrubar a decisão do TJMS.

O mandado de segurança foi impetrado pelo TCE no dia 25 de dezembro. Agora, o processo retorna ao TJMS para ser apreciado pelo desembargador Sideni Soncini Pimentel, relator do caso. O deputado disse que não havia nenhuma decisão no sentindo de suspender o seu processo de indicação.

Entenda o caso - Arroyo foi nomeado na vaga do conselheiro José Ricardo Cabral que entrou com pedido de aposentadoria no dia 25 de novembro, mas até o dia 15 de dezembro não tinha sido remetido pelo tribunal ao governador do Estado, a quem cabia indicar o sucessor na corte fiscal.

No último dia 15, José Ricardo, que ocupava a presidência do TCE, assinou a própria aposentadoria, após ter recebido visita do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jerson Domingos (PMBD); do procurador-geral do Estado, Rafael Coldibelli Francisco; e Arroyo. O processo foi acelerado para que a indicação fosse feita ainda na gestão de Puccinelli.

No dia seguinte, 16 de dezembro, o decreto de aposentadoria de José Ricardo foi publicado no Diário Oficial do Estado. Horas depois, a Assembleia recebeu decreto legislativo do governo com a indicação de Arroyo. A aprovação veio no dia 18 de dezembro. Neste mesmo dia, o Tribunal de Contas, que já havia apontado a nulidade do procedimento, fez sessão extraordinária anulando a aposentadoria de José Ricardo.

O TCE justifica que o processo oficial de aposentadoria ainda aguarda voto do corregedor-geral, conselheiro Ronaldo Chadid. O rito normal é que, após aval do corregedor, o documento seja remetido ao governo do Estado. A novela pelo cargo com remuneração de R$ 26 mil já rendeu demissão no Tribunal de Contas, polêmica e guerra nos bastidores do poder.

Nos siga no Google Notícias