ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Arroyo pede que União mude sistema de cobrança das dívidas com federações

Gabriel Neris | 06/03/2013 22:40
Deputado Antônio Carlos Arroyo representou MS em fórum (Foto: Victor Chileno/Assembleia Legislativa)
Deputado Antônio Carlos Arroyo representou MS em fórum (Foto: Victor Chileno/Assembleia Legislativa)

O deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR) falou hoje (6) sobre a dívida do Estado com a União. O parlamentar citou o “Fórum Federalismo e Dívida dos Estados”, que foi realizado no último final de semana em João Pessoa (PB).

O encontro discutiu as consequências do endividamento dos Estados, as receitas estaduais, o pacto federativo e o federalismo brasileiro. O Fórum reuniu parlamentares de 19 assembleias. Arroyo representou Mato Grosso do Sul na oportunidade.

O deputado sul-mato-grossense revelou o valor da dívida de Mato Grosso do Sul com a União referente ao ano passado. Do montante total que corresponde à R$ 7.341.684.777,37, foram pagos R$ 791.221 milhões, aproximadamente 66 milhões ao mês. Arroyo disse que o Estado dedica 15% da receita líquida para o pagamento de juros, encargos e amortização do débito com o Governo Federal.

Com a necessidade de socorro financeiro aos Estados, no ano de 1997, foi editada a Lei Federal nº 9.496, que autorizava a União e o refinanciamento da dívida, entretanto, o problema é que o custo assumido reflete as condições de mercado à época da negociação, quando a inflação alcançava altos patamares. Porém, a estabilidade econômica promoveu a inversão das expectativas inflacionárias.

“Infelizmente, um recurso a mais, que poderíamos investir na saúde, educação, infraestrutura, entre outras áreas, pagamos em juros a União”, disse o deputado, que pediu para a União mudar o sistema de cobrança das dívidas com as federações.

Umas das propostas apresentadas no fórum de discussão foi à troca do IGP-DI (Índice Geral de Preços), responsável pela atualização monetária das dívidas, para o IPCA com efeito retroativo, redução da taxa de juros para 2% dos 6% que hoje são cobrados e a redução do limite de comprometimento para 9% da Receita Líquida Real.

O próximo fórum será no dia 16 de abril na Assembleia Legislativa de Goiás. A comissão pretende apresentar um documento com os pareceres a serem entregues ao Congresso, apresentando as propostas e os levantamentos feitos sobre federalismo e dívida. “Mato Grosso do Sul não se nega a pagar a sua dívida, porém quer seja de forma adequada com a atual realidade econômica”, defende o deputado Arroyo.

Nos siga no Google Notícias