ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Política

Artesãos de destaque em MS serão homenageados na Assembleia

Leonardo Rocha | 24/03/2015 17:55
Deputado Márcio Fernandes, proponente de homenagem aos artesãos, ressaltou que eles eternizam uma época e cultura (Foto: Marco Miatelo - Assessoria)
Deputado Márcio Fernandes, proponente de homenagem aos artesãos, ressaltou que eles eternizam uma época e cultura (Foto: Marco Miatelo - Assessoria)

Os artesãos de destaque em Mato Grosso do Sul serão homenageados, na Assembleia Legislativa, em solenidade que irá acontecer na próxima quinta-feira (26), a partir das 19h. Eles irão receber a medalha “Conceição dos Bugres”, em comemoração ao dia do artesão, que foi celebrado em 19 de março. Este evento foi proposto pelo deputado estadual Márcio Fernandes (PT do B).

“São esses artistas que eternizam uma época, valorizam as belezas do nosso Estado e conseguem transformar o simples em verdadeiras obras de arte”, destacou o deputado, que ainda enalteceu o bom trabalho realizado por estes profissionais no Estado. Ele inclusive vai participar neste dia (28), de uma café da manhã na Praça dos Imigrantes, com os artesãos.

A homenagem a esta classe tem como honraria a medalha que leva o nome de “Conceição Freitas da Silva”, que criou o principal artefato da iconografia do Estado, o Bugre, esculpido em madeira com golpes secos e retos de facão e recoberto com cera de abelhas, sendo que os cabelos e os detalhes do rosto foram feitos inicialmente com carvão e logo substituído por tinta preta.

Conceição antes de vir para Mato Grosso do Sul, morava na localidade de Povinho de Santiago, no Rio Grande do Sul onde nasceu, mas passou a infância e adolescência em Ponta Porã, onde se casou com Abílio Antunes, em 1957 mudou-se para Campo Grande, para fazer história.

Entre os homenageados desta solenidade, estarão: Silvia Helena Machado Cavalcanti de Oliveira Marques, Luiz Gonzaga dos Santos, Cirilo Tibúrcio, José Maciel Costa, Lucia Mayumi Sato, Rosie de Oliveira, Diva Pinheiro da Silveira, Zilá Garcia Gualberto, Renato Rodrigues Gualberto, Maria Ferreira Wagner, Maria Angelica Cunha Januário, Helena Francisca de Menezes Rondon, Walter Moyses, Sonia Albuquerque, Nadia Luz, Gisele Fraga, Lucila Araujo Pereira, Greg Antunes, Marise Bahia, Leila Pimentel, Harue Goto Tsuzuki, David Rogério Ojeda, Marli Marcelino Pacheco e a Associação Milagre da Fibra.

Nos siga no Google Notícias