ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Assembleia aprova exigência de exame médico em atividades nas academias

Leonardo Rocha | 28/04/2016 13:08
Deputados aprovaram quatro projetos, na sessão desta quinta-feira. (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados aprovaram quatro projetos, na sessão desta quinta-feira. (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que obriga as academias ou clubes que realizam exercícios, para exigir do novo aluno um exame médico, que possa dizer se ele está apto para as atividades. A intenção é evitar que pessoas coloquem a saúde em risco, durante estes treinamentos.

O autor do projeto, o deputado Amarildo Cruz (PT), citou a morte de um homem em Campo Grande, mês passado, durante atividade em academia. "De acordo com especialistas, em média, 90% dessas mortes, inclusive as decorrentes de mal súbito, poderiam ser evitadas com o diagnóstico básico de um simples eletrocardiograma, seguido de tratamento e acompanhamento", disse ele.

O deputado alega que esta exigência não irá trazer custos para academia, já que o aluno é quem vai apresentar o exame quando efetuar a matrícula. "Os locais não precisarão contratar novos profissionais, apenas vão exigir o atestado que aquelas pessoas estão aptas para as atividades físicas", explicou ele.

A proposta se refere a atividades de lutas, ginásticas, musculação, dança e natação, clubes esportivos e recreativos. Este atestado precisa ser renovado a cada 12 meses. O projeto segue para as comissões de mérito, para depois retornar ao plenário da Assembleia.

Outros - Os deputados também aprovaram o projeto do Poder Executivo, que institui a assinatura digital e admite a elaboração na forma eletrônica para emissão de atos de competência do Governo do Estado.

Segundo o deputado Rinaldo Modesto (PSDB), líder do Governo, esta ação vai desburocratizar a gestão pública e reduzir os custos relacionados à impressão de documentos e gastos com deslocamentos, para obter assinaturas presenciais.

Ainda foi aprovado a proposta que permite ao Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), em caráter excepcional, contratar e executar obras e serviços. A intenção é dar autonomia para a instituição agir quando necessário, para realizar obras de sinalização do trânsito, em municípios do Estado.

Nos siga no Google Notícias