ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Política

Assembleia cobra definição da ANEEL sobre domicílio fiscal de hidrelétricas

Flavio Paes | 17/09/2015 21:40
Amarildo Cruz e Eduardo Rocha, autores do requerimento  (Foto:Divulgação)
Amarildo Cruz e Eduardo Rocha, autores do requerimento (Foto:Divulgação)

 A Assembleia Legislativa aprovou requerimento dos deputados  Eduardo Rocha, líder do PMDB, e  Amarildo Cruz (PT) em que cobra da  ANEEL( Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) um posicionamento quanto ao domicílio fiscal das Usinas Hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira, no Rio Paraná, na divisa com São Paulo. Os parlamentares esperam que a agência confirme a localização das usinas de força em solo sul-mato-grossense e reconheça oficialmente que as hidrelétricas pertencem ao Estado.

O reconhecimento do domicílio fiscal, baseado em decisões judiciais favoráveis a Mato Grosso do Sul, deve elevar a arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A Usina de Jupiá é disputada pelos municípios de Castilho (SP) e Três Lagoas (MS).
Já a Usina de Ilha Solteira é alvo de litígio entre Selvíria (MS) e Ilha Solteira (SP). O Governo Federal deve leiloar ainda este ano o controle das usinas que produzem juntas quase cinco mil megawatts e, atualmente, estão sob o controle da Companhia Energética de São Paulo (Cesp).

O requerimento foi motivado diante do impasse criado a partir da publicação de duas portarias do Ministério de Minas e Energia (MME). A primeira, de nº 348 com data de 18 de agosto de 2015, reconhece o domicílio fiscal como sendo de Mato Grosso do Sul, e apenas três dias depois uma segunda portaria define como domicílio das Usinas o Rio Paraná, sem definição de estado, e que caberia à Aneel a definição da localização das usinas. Os deputados acreditam que o recuo do MME foi resultado da pressão da bancada federal do estado de São Paulo.

Nos siga no Google Notícias