ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Assembleia irá realizar audiência para discutir lei de acesso à informação

Leonardo Rocha | 08/09/2013 10:09
Deputado solicitou audiência para debater regras da lei de acesso a informação (Foto: Divulgação)
Deputado solicitou audiência para debater regras da lei de acesso a informação (Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa irá realizar amanhã audiência pública para discutir o projeto do executivo que regulamenta a Lei de Acesso à Informação em Mato Grosso do Sul. O evento solicitado pelo deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) visa debater às regras que ainda geram polêmica, como a não divulgação dos salários dos servidores de forma nominal e sim apenas por tabela remuneratória.

A audiência irá começar às 14h na Casa de Leis e terá a participação de representantes dos poderes públicos e da sociedade privada. “Temos que debater esta questão para que não haja dúvida sobre qual é o interesse da população, Mato Grosso do Sul foi um dos últimos estados a fazer a regulamentação da lei, já estamos atrasados”, destacou Marquinhos.

Projeto – Esta proposta apresentada pelo executivo foi elaborada por uma comissão que incluía representantes do legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas. “Sabemos que hoje as pessoas querem saber todas as ações do executivo, como projetos, contratos e valores. A transparência foi a principal reivindicação dos últimos protestos em todo país”, ressaltou o deputado.

Regras – Entre principais propostas está a obrigação dos poderes apresentarem todos os dados de projetos, contratos e contas nos sites das instituições, caso não haja esta página na internet, o próprio governo estadual irá disponibilizar seu site para que sejam publicadas estas informações.

A comissão definiu que apenas os documentos considerados “sigilosos” ficarão restritos a população. Estes documentos foram classificados como secretos, utrasecretos e reservados. Cada um tem um prazo de sigilo, que serão submetidos a avaliação e revisão se for necessário.

Polêmica – A principal divergência deste projeto é em relação à divulgação dos salários dos servidores de forma nominal. O projeto destaca que só serão publicadas as tabelas remuneratórias com o cargo e o rendimento específico, sem expor os servidores. “Concordo com esta análise, nós temos que respeitar a privacidade dos trabalhadores, não podemos passar por cima deste direito fundamental”, apontou Marquinhos.

Mudança – O deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), presidente da Assembleia, destacou que o Portal de Transparência do legislativo estadual terá um novo formato, se adequando as novas regras da lei de acesso à informação. “Agora com esta regulamentação teremos regras específicas a cumprir, antes não havia padrão”, ressaltou ele.

O projeto que regulamenta a lei de acesso à informação foi definido por Jerson como a prioridade deste segundo semestre na Assembleia, já que atende aos anseios populares.

Nos siga no Google Notícias