ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Assembleia Legislativa do PR aprova criação da Ferrosul

Redação | 14/04/2010 22:42

Depois de ser aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), ontem, o projeto de lei (127/10) que autoriza o governo do Paraná a criar a Ferrosul (Ferrovia da Integração do Sul S/A), a partir da Ferroeste, também recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa nesta quarta-feira.

A Ferrosul irá garantir uma maior integração entre os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul por um sistema ferroviário.

O projeto de lei que cria a Ferrosul permite alterar a denominação e os fins sociais da companhia estatal paranaense Ferroeste, passando a ter a participação dos estados que integram o Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). A medida também assegura a celebração de acordo de acionistas da Ferroeste assegurando a participação dos demais estados na gestão da nova empresa.

A decisão de criar a Ferrosul foi tomada pelos governadores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul em reunião do Codesul realizada em 18 de novembro de 2009, em Campo Grande, com o objetivo de planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos.

A Ferrosul terá como base física a linha existente da Ferroeste e os novos trechos em projeto da empresa ligando Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Do ponto de vista jurídico, a nova empresa será resultado da incorporação desses estados.

Conforme a carta de intenções em defesa da implantação da Ferrosul, a expansão dos trilhos, em bitola mista

Nos siga no Google Notícias