ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Assembleia pede esforço imediato do TJ em processo de Agentes Tributários

Ângela Kempfer e Leonardo Rocha | 24/03/2015 11:13
Plenário lotado de ATEs na manhã de hoje. (Foto: Marcelo Calazans)
Plenário lotado de ATEs na manhã de hoje. (Foto: Marcelo Calazans)

Os agentes tributários de Mato Grosso do Sul voltaram hoje à sessão da Assembleia Legislativa, mais uma vez pedindo apoio contra liminar que impede a votação de projeto de lei do Executivo que altera nomenclatura da função no Estado.

Com o apoio do deputado Amarildo Cruz (PT), que também é agente tributário, o grupo conseguiu assinaturas suficientes para indicação do Legislativo com pedido ao Tribunal de Justiça por “esforços imediatos” para analisar o mérito do processo que emperra a votação e assim liberar a Assembleia para analise da proposta.

Projeto está parado na Casa por força de liminar. Historicamente em lados opostos, os fiscais de renda acionaram a Justiça contra a proposta por discordar da mudança de nomenclatura. Caso aprovado, os agentes tributários passariam a ser “Fiscais de Tributos Estaduais e Mercadorias e Trânsito”.

Os fiscais de renda consideram a mudança um risco, porque no futuro os ATEs teriam como pleitear equiparação salarial, já que hoje ganham bem menos.

Já os agentes garantem que é mera formalidade e o descontentamento com a proposta ocorre por pura vaidade dos fiscais. “Estamos esperando decisão da Justiça. Mas viemos pedir apoio e esclarecer novamente o projeto. É uma questão de vaidade dos fiscais”, diz o presidente do Sindicato dos ATEs, Marco Aurélio Garcia.

Apesar de toda a movimentação pela “simples” troca de nome, o Amarildo Cruz reforça o sentido prático da proposta. “O projeto não busca mexer nas atribuições, tanto dos agentes, quanto dos fiscais de renda, apenas muda a nomenclatura. A legislação continua igual, sem qualquer intenção de no futuro igualar salário ou competência”, garante Amarildo Cruz.

O presidente do Legislativo estadual, Júnior Mocchi (PMDB), apoia a votação e acha que ainda é cedo para qualquer conflito, até que ocorra a votação. “Por que não deixar que o projeto seja votado? Depois, se alguma categoria se sentir lesada, que entre na Justiça”, avalia.

Em liminar que impediu a tramitação normal do projeto, a justiça alegou que já há ação no STF sobre a mesma questão, por isso a necessidade de esperar uma posição superior, para então decidir sobre o futuro do projeto.

Nos siga no Google Notícias