ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Assembleia terá cota de 20% para negros em seu primeiro concurso

Leonardo Rocha | 20/07/2015 10:34
Primeiro concurso da Assembleia terá 20% de vagas para negros e 3% para indígenas (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Primeiro concurso da Assembleia terá 20% de vagas para negros e 3% para indígenas (Foto: Roberto Higa/ALMS)

A Assembleia Legislativa instituiu a cota de 20% para negros e 3% aos indígenas em seu primeiro concurso, que tem previsão de ser lançado em novembro deste ano. Esta regra segue para todas as demais seleções que a instituição fizer, para provimento de quadro de carreira.

Esta resolução aprovada em plenário, tendo como autor o deputado Amarildo Cruz (PT), assegura igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para estes dois públicos, sendo que o candidato (concurso) precisa se declarar negro ou indígena no ato da inscrição, para depois ser avaliado por uma comissão julgadora.

Amarildo ressaltou que esta ampliação de cota para negros tem o objetivo de combater a desigualdade a este público, para corrigir a discriminação e falta de espaço ao negro na história do país. Ele define esta medida como de “curto-prazo”, para que no futuro não seja mais necessária.

O primeiro concurso público da Assembleia deve ser lançado em novembro deste ano. O presidente da Casa de Leis, o deputado Junior Mochi (PMDB), pretende começar o segundo semestre fazendo um levantamento do corpo técnico, para identificar quantos servidores e em que áreas serão abertas às vagas da seleção.

Neste ano a Mesa Diretora lançou o programa de “aposentadoria voluntária”, para incentivar os servidores que já cumpriam requisitos (aposentadoria), acelerar este processo e desta forma conseguir abrir mais vagas ao concurso. Mais de 100 servidores vão aderir ao projeto.

Nos siga no Google Notícias