ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Política

Assembleia vai debater projeto sobre renegociação da dívida com estados

Leonardo Rocha | 03/08/2016 13:53
Deputados do PT esperam que bancada de MS vote contra o projeto original (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados do PT esperam que bancada de MS vote contra o projeto original (Foto: Assessoria/ALMS)

A Assembleia Legislativa vai realizar audiência pública, no próximo dia 18 de agosto, para discutir com entidades e instituições, a PEC 257, que trata da renegociação da dívida dos estados, com a União. A intenção é debater os artigos polêmicos da matéria, que prevê redução de repasse para poderes, corte de gastos e congelamento de reajustes aos servidores.

O deputado João Grandão (PT), proponente do evento, espera que representantes do poder público e sociedade civil participem do evento. Na sessão desta quarta-feira (03), a bancada do PT conseguiu aprovar uma indicação, para que a bancada federal de Mato Grosso do Sul, vote contra o projeto original, que está no Congresso Nacional.

"O projeto tem temas polêmicos, como limite de gastos com pessoal, que pode gerar corte de servidores, assim como banir gratificações, reajustes e proibir concursos em determinado período. Vai gerar prejuízo aos servidores e serviços públicos, além da queda de repasse para Defensoria (Pública)", disse Pedro Kemp (PT).

O presidente da Assembleia, o deputado Junior Mochi (PMDB), destacou que a bancada federal de MS, já está empenhada na discussão do projeto e que existe uma busca para que sejam feitas mudanças no texto original. "Existe preocupação de vários setores, a intenção é que os estados tenham liberdade para definirem como serão estes ajustes".

O deputado Eduardo Rocha (PMDB) diz que a intenção da União não é apenas "cortar gastos", mas sim conter o "aumento de despesas", em busca de equilíbrio dos gastos públicos. "Tem pontos no projeto que devem ser mudados, como o repasse para Defensoria que poderia cair de 1,80%, para 0,7% da receita líquida", avaliou.

Nos siga no Google Notícias