ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Política

Assembleia volta nesta quinta com expectativa de semestre mais agitado

Wendell Reis | 01/02/2012 09:24
Paulo Duarte acredita em debate mais intenso; Jerson Domingos entende que pluralidade de alianças diminuirá a intensidade do debate(Foto:João Garrigó)
Paulo Duarte acredita em debate mais intenso; Jerson Domingos entende que pluralidade de alianças diminuirá a intensidade do debate(Foto:João Garrigó)

O trabalho na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul começa oficialmente nesta quinta-feira (2). A previsão é de que o ano seja mais intenso neste primeiro semestre, tendo em vista que a partir de julho a campanha para a eleição de prefeito e vereadores, naturalmente, deve diminuir o ritmo de trabalho.

O deputado da oposição, Paulo Duarte, pré-candidato à Prefeitura de Corumbá, revela que não há como dizer que não será um ano atípico, principalmente no segundo semestre. “Não só porque tem deputados candidatos, mas o próprio debate. Não tem como dizer que não contamina. É uma casa política. O que não pode é prejudicar a votação de projetos”.

Questionado se o debate será menor, porque muitos partidos fazem diferentes composições por todo o Estado, o que compromete críticas mais ferrenhas entre os partidos, Paulo Duarte avalia que a rivalidade começa na Capital, onde após 16 anos a eleição será bastante acirrada. “Nesta eleição com certeza teremos 2º turno. É um combustível natural para os debates”.

O presidente da Assembleia, Jerson Domingos (PMDB), explica que o ano começa com uma sessão solene para ouvir a palavra de lideranças. Além disso, será lida a mensagem do governador André Puccinelli (PMDB), com um balanço dos trabalhos e expectativa para o ano de 2012.

Jerson Domingos revela que uma das primeiras votações deve ser a escolha do novo conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), para ocupar a vaga de Paulo Saldanha. Jerson explica que o Tribunal enviará três nomes para o governador, que escolhe um e envia para votação na Assembleia. Ontem, Puccinelli confirmou ao Campo Grande News que Ronaldo Chadid será o escolhido. Na segunda-feira (30), Jerson esteve com Puccinelli e também revelou a preferência por Chadid.

Segundo Jerson, a Assembleia votou a maioria dos projetos no final do ano passado, limpando a pauta para 2012. Entre os projetos pendentes, estão os do deputado Marquinhos Trad (PMDB), que prevê um desconto e parcelamento maior do IPVA, e o projeto de Paulo Duarte (PT), que proíbe a realização de eventos políticos durante a entrega de geladeiras, doadas por meio de um acordo entre o Governo Federal e a Enersul.

Diferente de Duarte, Jerson não acredita que os debates serão mais acirrados. “Na eleição municipal não se foca muito. Os municípios têm alianças específicas. PMDB e PT são aliados em alguns municípios e em outros são adversários. Como tecer crítica se em determinado lugar tem coligação com quem está criticando? Não se foca muito pela liberdade que se tem nas alianças”.

O vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Márcio Fernandes (PTdoB), também avalia que os debates devem chegar à Assembleia, pois os deputados têm sua base eleitoral e devem defender seus municípios. Todavia, entende que os trabalhos não serão prejudicados. “Nos outros anos conciliamos bem isso. Tem que agendar visitas depois de quinta-feira. Dá para conciliar”.

Nos siga no Google Notícias