ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Assessor de Delcídio que gravou conversa com ministro é exonerado

Justificativa para demissão foi "quebra de confiança", por conta da gravação

Mayara Bueno | 18/03/2016 08:29
Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado. (Foto: Agência Brasil)
Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado. (Foto: Agência Brasil)
Senador Delcídio do Amaral (sem partido). (Foto: Arquivo)
Senador Delcídio do Amaral (sem partido). (Foto: Arquivo)

O assessor do senador Delcídio do Amaral (sem partido) foi exonerado do cargo que ocupava pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), segundo publicou a Revista Veja, nesta sexta-feira (18). José Eduardo Marzagão gravou conversa com o ministro da Educação Aloisio Mercadante, que ofereceu benefícios ao senador para evitar a delação premiada.

Ainda conforme a publicação, apesar de o assessor ocupar cargo de confiança do gabinete do senador Delcídio, o regimento interno da casa de leis permite ao presidente exonerar qualquer servidor comissionado, uma vez que os cargos são vinculados ao Senado.

A assessoria do senador foi acionada pela reportagem do Campo Grande News, e confirmou a demissão de Marzagão. A justificativa de Renan para a demissão foi por “quebra de confiança”, em virtude da gravação entre o assessor e o ministro.

A reportagem afirma, ainda, que Delcídio tentou falar com a direção no Senado, no sentido de tentar reverter a demissão, mas não foi atendido. Fontes do Senado afirmam que a demissão ocorreu a pedido do próprio ministro da Educação e do Palácio do Planalto.

Nas conversas, divulgadas primeiramente pela Revista Veja, Mercadante ofereceu dinheiro e ajuda para que Delcídio deixasse a prisão e escapasse do processo de cassação do mandato, que corre contra ele no Senado.

Em contrapartida, o pedido foi para que o senador “não desestabilize tudo” com sua delação. Já com Delcídio preso, o ministro e o assessor se encontraram por duas vezes. Em depoimento formal, Marzagão disse que o ministro agiria a mando de Dilma, que nega qualquer envolvimento nas tratativas.

Nos siga no Google Notícias