ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Ataques em debate deixam clima tenso no palco e motivam reações da plateia

Ricardo Campos Jr. e Leonardo Rocha | 28/09/2016 01:04
Todos os 15 candidatos participaram do debate (Foto: Alcides Neto)
Todos os 15 candidatos participaram do debate (Foto: Alcides Neto)
Ataques de adversários renderam direito de resposta à Rose Modesto (Foto: Alcides Neto)
Ataques de adversários renderam direito de resposta à Rose Modesto (Foto: Alcides Neto)
Bernal também pode se defender de acusações feitas pelos rivais (Foto: Alcides Neto)
Bernal também pode se defender de acusações feitas pelos rivais (Foto: Alcides Neto)

O clima entre os principais candidatos a prefeito de Campo Grande foi tenso durante o debate organizado e transmitido pelo SBT nesta terça-feira (28). Por outro lado, na plateia, os ataques e respostas eram recebidos de maneira descontraída pelo público, que muitas vezes ria e aplaudia durante os confrontos entre os concorrentes.

Todos os 15 candidatos marcaram presença. A mediação ficou por conta do jornalista do SBT Brasília Alex Gusmão e o programa, contando com os intervalos, teve duração próxima a 2h50.

No primeiro bloco, todos os participantes foram apresentados. Nos três seguintes, os participantes se revezaram, de modo que cada um perguntou e respondeu uma única vez em cada rodada. Os principais temas abordados foram educação, saúde, transporte, geração de empregos e cargos técnicos no município.

Alcides Bernal (PP), Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (PSDB), os melhores colocados nas pesquisas, foram alvos de vários ataques durante o evento.

Esquemas de corrupção e irregularidades como Gisa e Operação Lama Asfáltica motivaram várias perguntas ao longo do debate.

O primeiro momento polêmico ocorreu no segundo bloco quando Marcelo Bluma (PV) acusou Marquinhos Trad (PSD) de proteger André Puccinelli (PMDB), uma vez que durante o mandato na Assembleia Legislativa, o candidatos foi contra autorização para que o ex-governador fosse investigado. Na resposta, o rival disse estar decepcionado com o ataque, pois havia ido até o evento para expor suas propostas.

Nesse mesmo bloco, Bernal perguntou a Coronel David como ele resolveria o problema de asfalto e buracos na cidade e ouviu, de cara, “diferente do senhor”, o que provocou reação da plateia. O ex-comandante disse ainda que colocaria “ordem no galinheiro”, sendo em seguida criticado pelo rival por se referir à cidade desta forma.

Já no terceiro bloco, Athayde Nery (PPS) também aproveitou a pergunta feita a Marquinhos para atacá-lo, questionando o motivo de ter escondido da sociedade que foi nomeado pelo pai como funcionário da Assembleia no ano que inclusive estava no Rio de Janeiro estudando. O deputado estadual retrucou dizendo que o adversário enfrenta dificuldades nas pesquisas e não teria apoio inclusive de integrantes do partido.

Coronel David atacou a política habitacional praticada na gestão de Bernal ao responder a uma pergunta de Marquinhos Trad, o que rendeu ao pepista direito de resposta no bloco seguinte. O atual prefeito falou da transparência na concessão de moradias aos cadastrados na Emha (Empresa Municipal de Habitação), dizendo inclusive ter feito o primeiro sorteio de casas em praça pública.

Alex do PT perguntou a Bernal por que ele não enviou à Câmara Municipal um projeto para eleições diretas para diretor de escolas municipais que estava pronto. O atual prefeito, em contrapartida, começou a resposta relatando os problemas encontrados ao retomar o Executivo e aproveitou o momento para assumir o compromisso com a classe educadora de implementar a medida, caso eleito.

Suél Ferranti (PSTU) também não perdeu a oportunidade de tentar colocar Rose Modesto em maus lençóis questionando-a sobre as políticas que implantaria, caso eleita, com relação ao aborto, aproveitando o fato de a candidata ser evangélica. Rose disse ser a favor da vida e das exceções para a prática já previstas em lei.

Pedrossian Filho (PMB), ao fazer pergunta a Marcelo Bluma, fez duras críticas à candidata tucana e ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB). O feito rendeu a ela direito de resposta, classificando a fala como preconceituosa e mentirosa.

Na última rodada de perguntas e respostas, Rosana Santos (PSOL), ao defendera desmilitarização da Polícia Militar, perguntou a Coronel David, que já comandou a corporação, se na gestão dele os agentes continuariam agindo especificamente contra pretos e pobres. O candidato defendeu a corporação e disse que seu interesse é dar segurança às pessoas e não deixarem bandidos terem mais direitos do que as pessoas.

Coronel David também aproveitou para atacar Marquinhos pela última vez na tréplica após pergunta feita à candidata do PSOL, dizendo que o rival usou uma de suas propostas, que havia sido registrada em cartório, de constituir uma controladoria-geral no município para fiscalizar os gastos públicos.

Do lado de fora, o evento terminou sem intercorrências. Cerca de 250 pessoas acompanharam o debate por meio de um telão. Havia torcidas para os três principais candidatos.

Por conta do evento a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) interditou a Rua Anhanduí, em frente ao auditório, entre as ruas Joel Dibo e Ernesto Geisel. No local há também uma viatura do Corpo de Bombeiros para quaisquer incidentes e três motos da PM (Polícia Militar).

Nos siga no Google Notícias