ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

Atendimentos dos bombeiros aumentaram 20% em 2009

Redação | 05/02/2010 11:56

Dados do governo apontam que em 2009 o número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros em Mato Grosso do Sul aumentou em 20% comparado a 2008, de 84 mil a 102,3 mil.

"Sem dúvida este aumento é ocasionado pela melhora na estrutura do serviço de atendimento", avalia o comandante geral dos Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias.

Segundo ele, em 21 municípios de Mato Grosso do Sul o Corpo de Bombeiros tem um viatura de prontoatendimento hospitalar. "Este é o carro chefe dos atendimentos realizados pelos grupamentos, sendo quase 80% da média das ocorrências.

Hoje o cidadão pode chamar os bombeiros para atender a diversos tipos de emergência; estamos preparados para isso", afirma. Na Capital são oito viaturas equipadas para atendimentos hospitalares.

"Na Capital, os bombeiros estão equipados para atender, simultaneamente, até oito ocorrências em pontos diferentes da cidade", analisa o comandante. "Além disso, aqui o Corpo de Bombeiros conta ainda com o apoio do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], para socorrer vítimas", acrescenta.

Segundo ele, outro ponto positivo foi a implantação do grupamento de motos para realizar atendimentos pré-hospitalares. As motos foram empregadas para diminuir o tempo-resposta no socorro às vítimas. "Já temos observado uma média de seis minutos neste índice. Na área central de Campo Grande o tempo-resposta chega a ser de três a quatro minutos", afirma o comandante.

Quanto à capacitação, em 2009 mais 70% do efetivo passou por algum tipo de treinamento em diversas áreas

Nos siga no Google Notícias