ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Audiência pública discute realização de censo regional de pessoa com deficiência

Bruno Chaves | 27/09/2013 11:44

Além de discutir a implantação da Secretaria Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, a audiência pública realizada na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (27), também debateu a criação de um censo regional para montar um perfil dos deficientes em Campo Grande.

Dados do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2010, apontam que 45 milhões de brasileiros com deficiência, o que representa 23,92% do total da população. Só em Mato Grosso do Sul, são 526.672 moradores com algum tipo de deficiência, representando 21,51% da população.

“O censo municipal da pessoa com deficiência mostraria o perfil do usuário da cidade, o que facilitaria a criação de políticas públicas para essa parcela da sociedade”, disse a presidente da Sociedade em Prol da Acessibilidade, Rosana Pug Martinez.

Segundo a assessoria da Câmara, o município de São Paulo realizou um censo para delimitar quantos são, onde moram e quais são as deficiências dessas pessoas, a fim de traçar políticas públicas direcionadas especificamente para esses cidadãos.

“Essa é a minha proposta, que possamos também fazer este censo em Campo Grande, para identificarmos onde estão as pessoas com deficiência em nossa Capital e quais são suas reais necessidades. Assim fica mais fácil para o Poder Público definir em que deve ser investido, de modo a garantir essa acessibilidade para todos os portadores de deficiência”, afirmou o presidente da Casa, vereador Mario Cesar.

Para o serralheiro aposentado, Jurandir de Oliveira Souza, 55 anos, que é cadeirante, a realização de um censo melhoraria a implementação de ações voltadas aos deficientes. “Viabilizaria nossa acessibilidade e nossa inclusão na sociedade, além de garantir nosso direito de ir e vir, tornando, assim, mais fácil nossa vida, já que é difícil você estar em uma cadeira de rodas e não poder se locomover no passeio o público ou no transporte coletivo, por exemplo”, disse.

Nos siga no Google Notícias