ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Audiência pública na sexta-feira discute reativação da Sudeco

Fabiano Arruda | 15/08/2011 15:01

A reativação da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) será debatida em audiência pública na sexta-feira, a partir das 8 horas, na Assembleia Legislativa.

O superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, deve participar do evento.

O objetivo do encontro é debater as ações prioritárias da superintendência, bem como saber de que maneira serão firmadas as parcerias e garantir a participação dos estados no direcionamento dos investimentos.

“A Sudeco está construindo agora o regulamento do FDCO (Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste), com orçamento de R$ 1,4 bilhão previsto para investir em Infraestrutura. Queremos gerar mais transparência na aplicação dos recursos para que Mato Grosso do Sul não perca na hora de “dividir o bolo”, defendeu o deputado Junior Mochi, propositor da audiência.

Sudeco - A recriação da Sudeco, que tem natureza de autarquia e é vinculada ao Ministério de Integração Nacional, com sede em Brasília (DF), tem como objetivo definir metas econômicas e sociais que levem ao desenvolvimento sustentável da região Centro-Oeste.

A superintendência deve também assegurar a articulação das ações de desenvolvimento com o manejo controlado e sustentável dos recursos naturais.

A Sudeco foi criada 1967 para substituir a também extinta Fundação Brasil Central. Era gestora de metas econômicas e sociais para o desenvolvimento sustentável da Região e garantiu durante mais de vinte anos fomento econômico para projetos regionais. Em 1990 o governo Collor extinguiu a agência.

A expectativa em relação à recriação da Sudeco também é alimentada há anos em função da condução do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste, o FCO, que hoje detém uma receita estimada em 4,7 bilhões de recursos voltados para financiar as atividades produtivas da região e tem como público-alvo micro e pequenos empreendedores.

Nos siga no Google Notícias