ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Política

Azambuja define foco para melhorar logística dos transportes em MS

Leonardo Rocha | 26/11/2014 13:45
"Ainda temos a hidrovia do Rio Paraguai que é totalmente viável, passando por Porto Murtinho, Corumbá e Ladário", disse Reinaldo (Foto: Divulgação/Jessica Barbosa/PSDBMS)
"Ainda temos a hidrovia do Rio Paraguai que é totalmente viável, passando por Porto Murtinho, Corumbá e Ladário", disse Reinaldo (Foto: Divulgação/Jessica Barbosa/PSDBMS)

O governador eleito, Reinaldo Azambuja (PSDB), participou da apresentação de projeto sobre a logística dos transportes em Mato Grosso do Sul, por um grupo de empresas do setor. Ele afirmou que sua administração terá como foco principal a busca dos investimentos na malha ferroviária do Estado, assim como uma solução para o porto de Porto Murtinho.

"Temos que resolver esta questão para aumentar a competitividade do Estado, com a logística de nosso transporte, hoje tudo se concentra nas rodovias, precisamos ampliar, entre eles as ferrovias e hidrovias, para melhorar o escoamento de nossa produção", ressaltou ele.

Reinaldo explicou a busca por mais investimentos e ações do governo federal na malha ferroviária no Estado, a serem feitos pela empresa concessionária ALL ( América Latina Logística). "Vamos cobrar esta responsabilidade, assim como do governo federal e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)".

O novo governador lembrou que já existe ferrovia em Aparecida do Taboado, mas que o próprio Ministério dos Transportes já apresentou estudo para implantar malha ferroviária dentro do Estado, seguindo de Aparecida do Taboado para Três Lagoas, depois Bataguassu, Nova Andradina, Maracaju, Dourados e Porto Murtinho.

"Assim teríamos um traçado (ferroviário) importante, que devemos lutar para se tornar realidade, já que passaria por todo setor industrial de Três Lagoas, por exemplo".

Reinaldo ainda citou a hidrovia Tietê - Paraná, que pode ser aproveitada por Mato Grosso do Sul, após alguns investimentos pequenos, como no acesso a Bataguassu. "Ainda temos a hidrovia do Rio Paraguai que é totalmente viável, passando por Porto Murtinho, Corumbá e Ladário".

Ele lembrou que é preciso reativar e investir no porto de Porto Murtinho e Corumbá e Ladário. "Temos que resolver as questões judiciais, pois é uma boa alternativa para o Estado, vamos focar e ter ações fortes do governo, para levar desenvolvimento".

Azambuja explicou que o estudo mostrado hoje (26), foi de um grupo de empresas que já são contratados em processo licitatório pelo Estado, justamente para levantar estes dados de logística. O consultor João Pedro Cuthi Dias, que apresentou as informações, ressaltou que este trabalho visa mostrar os problemas de logística que atrapalham o Estado, assim como oferecer caminhos para mudar este cenário.

Nos siga no Google Notícias