ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Azambuja diz que peixes continuam na PMA até conclusão do Aquário

Leonardo Rocha | 23/11/2015 13:20
Governador diz que peixes estão sendo bem tratados pelo Imasul, a espera da conclusão da obra (Foto: Marcos Ermínio)
Governador diz que peixes estão sendo bem tratados pelo Imasul, a espera da conclusão da obra (Foto: Marcos Ermínio)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que os peixes que seriam enviados para o Aquário do Pantanal, para exposição, irão continuar na PMA (Polícia Militar Ambiental), até que a obra fique pronta. Ele garantiu que estão sendo bem cuidados e que não houve novas mortes, como no passado, que teve inclusive vistoria do MPE (Ministério Público Estadual).

"Estão bem cuidados, e quando o Aquário ficar pronto, eles serão enviados para os tanques, para a devida exposição e visitação, depois que o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) assumiu, continuaram vivos, sem novas mortes e bem tratados", disse o tucano, durante lançamento de pré-matrícula da rede estadual, na governadoria.

A situação do Aquário do Pantanal continua sem novidades, com a obra paralisada de forma oficial desde o dia 16 de novembro, após impasse judicial com a empresa Egelte, que conseguiu uma liminar, para não terminar a obra, apesar de ter sido a vencedora da licitação, ainda na gestão anterior.

Sobre os peixes do Aquário do Pantanal houve muita preocupação, depois que foi divulgado um relatório que apontava a morte de 6.111 animais entre os 19.713 coletados, o que segundo o MPE, representaria 31% do todo. Eles inclusive fizeram uma vistoria detalhada do projeto de quarentena na sede da PMA.

Conforme o levantamento, a metade dos óbitos está ligada a doenças. Outros 834 não se adaptaram às condições de cativeiro e 1.683 não resistiram ao transporte, alguns destes haviam sido comprados e devem ser repostos pela empresa que os vendeu ao governo.

Após estas denúncias e outras situações, o governo estadual resolveu não renovar o contrato com a empresa Anambi Análise Ambiental, que era a responsável por cuidar dos peixes. Em função da demora e atraso da obra, os custos aumentaram e esta função foi repassada para o Imasul.

Nos siga no Google Notícias