ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Azambuja inicia nesta semana reuniões para transição de governo

Leonardo Rocha | 02/11/2014 12:54
Reinaldo Azambuja inicia nesta semana trabalho de transição, além de discutir orçamento e fazer reunião com bancada federal (Foto: Alcides Neto)
Reinaldo Azambuja inicia nesta semana trabalho de transição, além de discutir orçamento e fazer reunião com bancada federal (Foto: Alcides Neto)

O governador eleito, Reinaldo Azambuja (PSDB), inicia nesta semana, as reuniões de transição de governo, além das articulações políticas para a formação de seu secretariado. Ele ainda começa as conversas com o legislativo estadual, sobre o orçamento de 2014, e também com a bancada federal, para a busca de recursos no governo federal.

Após conceder entrevista coletiva em Campo Grande e Corumbá, Azambuja reservou quatro dias para descanso, depois da campanha eleitoral. Ele ressaltou que a partir de segunda (03), já começa as reuniões para o nova administração, que se inicia em 1° de janeiro de 2015.

Em relação a transição, Reinaldo ressaltou que já entrou em contato com o governador André Puccinelli (PMDB), que deixou as secretarias de portas abertas, para a troca de informações e dados.

O tucano irá anunciar sua equipe (transição) nesta semana, já Puccinelli ponderou que vai disponibilizar um representante de cada pasta, além de acompanhar de perto o trabalho, pois segundo ele, sabe todos os projetos e ações do executivo.

Articulação - Azambuja também já anunciou viagem para Brasília, que deve ser na próxima quarta-feira (05), onde primeiro vai se reunir com a cúpula do partido, junto com os governadores eleitos do PSDB, para conversarem sobre o relacionamento com o governo federal.

Depois, o governador eleito irá se reunir com a bancada federal de Mato Grosso do Sul, onde deverão conversar sobre as prioridades para o primeiro ano de mandato, além de sugestões em relação às emendas ao orçamento da União, para 2015. A intenção é fazer uma parceria com os deputados federais e senadores para trazer recursos em áreas prioritárias, como saúde e segurança.

Orçamento - No outro campo, tanto o governador André Puccinelli (PMDB), como o presidente da Assembleia, o deputado Jerson Domingos (PMDB), se colocaram a disposição de Reinaldo para discutir o projeto do orçamento de 2015, que foi proposto pelo governo e está em discussão no legislativo estadual.

Seguindo o que já havia adiantado na campanha, Azambuja quer fazer algumas alterações neste projeto, com a destinação de mais recursos do orçamento para área da saúde, segurança e educação, na implantação de escolas de tempo integral.

Nomes - O governador eleito ainda não divulgou os nomes que vão compor sua equipe de transição e nem sobre seus futuros secretários, porém alguns nomes podem aparecer neste grupo, como o coordenador de campanha, Carlos Alberto Assis e Ednei Marcelo Miglioli.

Entre outras possibilidades está o atual presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel, e do ex-presidente da entidade, Ademar Silva Júnior, assim como deputados eleitos Carlos Marun (PMDB), Tereza Cristina (PSB), Geraldo Teixeira (PMDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM).

O atual presidente estadual do PSDB, Márcio Monteiro, que se elegeu deputado federal e a vice-governador Rose Modesto, também podem ficar a frente de alguma secretaria. Azambuja negou que já exista "acertos" de nomes, mas não descartou a possibilidade deste secretariado ter deputados que foram eleitos, neste ano. Monteiro, inclusive, disse que sua prioridade é ir para Brasília, mas que sempre irá aceitar o que for melhor ao partido.

Nos siga no Google Notícias