ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Azambuja priorizará projetos científicos de desenvolvimento

Kleber Clajus e Leonardo Rocha | 07/01/2015 11:50
Governador visitou Fundect e se comprometeu a ampliar repasse para pesquisas (Foto: Marcelo Calazans)
Governador visitou Fundect e se comprometeu a ampliar repasse para pesquisas (Foto: Marcelo Calazans)

Projetos de ciência e tecnologia devem ser priorizados pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com objetivo de alavancar a produtividade do Estado. Em visita a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), nesta quarta-feira (7), o tucano prometeu ampliar percentual de repasse ao órgão, bem como retomar reuniões com a comunidade científica.

No local, Azambuja ressaltou que projetos de inovação são fundamentais para ampliar os resultados da indústria, comércio e serviços. Por isso, pretende ampliar percentual de repasse 0,2% para 0,5%, da receita líquida estadual, destinada a Fundect.

“Mais investimento em pesquisa, mais retorno para o Estado. Temos pressa e se não tivermos velocidade não atingimos nosso objetivo”, justificou, citando como exemplo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) como uma das principais parceiras do desenvolvimento de setores produtivos no país.

Integra ainda plano estratégico, conforme o governador, a recuperação de fórum com a comunidade científica para o fortalecimento de parcerias entre instituições de pesquisa e o Estado. O espaço de diálogo foi criado em fevereiro do ano passado, porém ainda não teve nenhuma reunião realizada.

A visita foi acompanhada pelos secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Athayde Nery (Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação), além do diretor-presidente da Fundect, Marcelo Turine.

O titular da Cultura aproveitou o momento para anunciar que espaços de empreendedorismo serão implementados nos festivais de inverno de Bonito e América do Sul. Já Marcelo Turine ressaltou que a Fundect está a disposição das secretarias para fortalecer ações governamentais.

Nos siga no Google Notícias