ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Bancada federal cobra da Caixa liberação de emendas

Redação | 18/06/2009 15:24

Integrantes da bancada federal de Mato Grosso do Sul, liderados pelo senador Delcídio do Amaral (PT), se reuniram com o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Ereda, em Brasília, para discutir a liberação de emendas individuais e de bancada que ainda estão retidas pelo governo.

"São mais de R$ 300 milhões pendentes e as prefeituras precisam de soluções. Optamos por promover uma reunião com a direção da Caixa de Brasília e a superintendência em Campo Grande, a Assomasul, os prefeitos, e toda a bancada federal, para equacionar essa questão e garantir a conclusão de várias obras importantíssimas", afirmou Delcídio.

Segundo Delcídio, a reunião vai ser realizada em data a ser ajustada com o coordenador da bancada, deputado federal Waldemir Moka (PMDB).

A direção da CEF, de acordo com o senador, prometeu estudar a possibilidade de prorrogar o prazo de vigência dos contratos firmados com as prefeituras, para não prejudicar os municípios.

"Tivemos ótimas informações quanto ao efeito suspensivo dos contratos. A Caixa vai adiar esse efeito suspensivo para que tenhamos condição de aplicar todos os recursos que a bancada federal conseguiu viabilizar para o Estado. A bancada federal está muito preocupada porque a maioria dos contratos vence nas próximas semanas, mas se a CEF não tiver tempo de analisar e aprovar os convênios das prefeituras, automaticamente esse prazo será prorrogado ", explicou o senador.

Integrantes da bancada federal estiveram também na direção do Banco do Brasil, em reunião com o vice-presidente Luiz Carlos Guedes.

Os parlamentares sul-mato-grossenses não concordam com a antecipação do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), que é um pleito

apresentado pelos estados de Mato Grosso e Goiás.

"Em Mato Grosso do Sul nós temos uma matriz econômica pré-estabelecida, e essa antecipação trará prejuízos ao agronegócio do nosso Estado", afirmou Delcídio.

Segundo o senador, se a tese de Mato Grosso e Goiás for vitoriosa, Mato Grosso do Sul corre o risco de perder recursos para estes estados.

Na reunião, os membros da bancada relataram ainda à direção do Banco do Brasil o descontentamento das lideranças políticas e empresariais do Estado com a

centralização, em Brasília, do serviço de consultoria, assessoramento e prestação de serviços de crédito e capital de giro.

Nos siga no Google Notícias