ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Bancada federal de MS espera que novo presidente da Câmara recupere confiança

Maioria dos deputados federais do Estado votaram para eleger Rodrigo Maia

Mayara Bueno | 14/07/2016 13:38
Deputado Geraldo Resende (PSDB). (Foto: Arquivo)
Deputado Geraldo Resende (PSDB). (Foto: Arquivo)
Dagoberto Nogueira (PDT). (Foto: Arquivo)
Dagoberto Nogueira (PDT). (Foto: Arquivo)

Os deputados federais de MS esperam que o novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), restabeleça a confiança e traga mais ética. O deputado foi eleito na quarta-feira (13) por 285 votos favoráveis e substituirá Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao cargo semana passada. O substituto teve o apoio da maioria da bancada federal de Mato Grosso do Sul.

Para o deputado Geraldo Resende (PSDB), que votou a favor de Rodrigo, a expectativa é que o novo presidente cumpra os objetivos prometidos antes de ser eleito e traga tranquilidade para a Câmara dos Deputados, que atualmente vive processo de cassação do mandato de Cunha. “Que ele coloque em votação os projetos importantes, além de restabelecer a confiança, tirar de vez a Câmara das páginas policiais e criar um clima mais favorável”, disse.

Rodrigo Maia venceu o candidato considerado favorito Rogério Rosso (PSD-DF) no segundo turno. A votação da presidência da Câmara foi secreta e realizada por meio de urnas eletrônicas localizadas em 14 cabines instaladas no plenário.

Com voto a favor de Rodrigo Maia, Dagoberto Nogueira (PDT) acredita que o novo presidente trará melhorias para o Legislativo Federal. “Melhor do que estava. Acho que agora teremos mais ética, educação e respeito”, disse. No primeiro turno, o parlamentar votou no deputado Marcelo Castro e optou por Maia, na segunda votação, em virtude do vínculo que Rosso tem com Eduardo Cunha. “Ele só perdeu por causa disto”.

Deputada federal Tereza Cristina (PSB). (Foto: Arquivo)
Deputada federal Tereza Cristina (PSB). (Foto: Arquivo)
Carlos Marun, deputado federal pelo PMDB. (Foto: Arquivo)
Carlos Marun, deputado federal pelo PMDB. (Foto: Arquivo)

A deputada federal Tereza Cristina (PSB) também apoiou o novo presidente, já que “os posicionamentos dele são de acordo com os do partido”. Acredita que poderá fazer um bom mandato. “Os dois são bons (Rodrigo e Rogério), mas por uma questão de coerência apoiei o novo presidente”. Luiz Henrique Mandetta (DEM) também votou a favor de Rodrigo.

Aliado de Cunha na Câmara dos Deputados, o deputado Carlos Marun (PMDB) votou no candidato derrotado Rogério Rosso, mas acredita que o deputado eleito “será um bom presidente”. “O problema são eventuais compromissos assumidos com o PT, que votou em peso nele”, disse.

A reportagem do Campo Grande News não conseguiu contato com os deputados José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, Elizeu Dionizio (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), que não atenderam às ligações. O telefone de Vander Loubet (PT) deu sinal de desligado.

Nos siga no Google Notícias