ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Base de Bernal aposta ter no mínimo 12 votos para barrar processo

Zemil Rocha | 14/10/2013 17:39
Bernal só precisa garantir 10 votos amanhã para sepultar pedidos de cassação (Foto: arquivo)
Bernal só precisa garantir 10 votos amanhã para sepultar pedidos de cassação (Foto: arquivo)

A tropa de choque do prefeito Alcides Bernal (PP) acredita que tem votos mais do que suficientes para garantir a rejeição dos pedidos de abertura de Comissão Processante na sessão de amanhã (15) da Câmara de Campo Grande. “No mínimo, vamos ter 12 votos”, prognosticou o líder do prefeito na Câmara, Marcos Alex (PT).

Para a aprovação de processo contra o prefeito a Câmara precisa do voto favorável de dois terços, ou seja 20 dos 29 vereadores. A bancada fiel ao prefeito Alcides Bernal sempre teve em torno de 10 vereadores, número que por si só já impediria a instalação a Comissão Processante, que poderia opinar pela cassação do prefeito.

Embora Alex do PT, como é mais conhecido, evite falar em nomes, a expectativa da tropa de choque de Bernal é que tenha pelo menos os votos dos vereadores Derly dos Reis, o Cazuza (PP), Waldecy Chocolate (PP), Luiza Ribeiro (PPS), Jamal Salem (PR), Ademar Vieira Júnior, o Coringa (PSD), João Rocha (PSDB), Ayrton Araújo (PT), Zeca do PT, Marcos Alex (PT), Edson Schimabukuru (PTB), Paulo Pedra (PDT) e Carlos Augusto, o Carlão (PSB).

Para Alex do PT, se estabeleceu “uma linha de disputa política” quanto a problemas que poderiam ser facilmente corrigidos, sem necessidade de instauração de Comissão Processante. “Não existe dolo, ofensa. Bastaria correção de rumo, anulação de contrato ou de licitação”, afirmou o petista. “A Câmara erra ao fazer isso”, acrescentou.

Entende que até mesmo a CPI da Inadimplência descartou a Comissão Processante justamente porque não há motivos que pudessem levar à cassação do prefeito. “Se os vereadores da CPI não votaram, nós é que vamos ter que votar?”, indagou o líder do prefeito. “E a base dos pedidos de Comissão Processante é 100% em cima do relatório da CPI”, disse.

A vereadora Carla Stephanini, que é presidente do Diretório do PMDB de Campo Grande, admite que vai ser difícil conseguir dois terços dos votos da Câmara para a instalação da Comissão Processante contra o prefeito Alcides Bernal. Considera, porém, que o espírito público vai prevalecer. “Nossos pares sabem da responsabilidade de sermos vigilantes, do zelo pelo interesse público. Com essa responsabilidade, assumiremos nosso voto”, declarou a peemedebista.

Quanto à bancada do PMDB, integrada por cinco vereadores, conforme Carla, não há duvida de votação unânime pela abertura do processo. “A bancada é pela Comissão Processante para que sejam apurado tudo o que foi levantado pela CPI”, informou. Questionada sobre um placar para a votação de amanhã, preferiu não fazer previsão.

Nos siga no Google Notícias