A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 24 de Abril de 2014

05/02/2013 09:08

Bernal confirma mudança do pagamento do servidor para 5º dia útil

Paula Maciulevicius e Mariana Lopes
Prefeito Bernal diz que pagamento vai cair até o quinto dia útil conforme a lei. (Foto: Luciano Muta)Prefeito Bernal diz que pagamento vai cair até o quinto dia útil conforme a lei. (Foto: Luciano Muta)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), disse nesta manhã que a folha de pagamento do salário dos servidores municipais já foi fechada e que os salários vão ser pagos até o quinto dia útil do mês, conforme a lei.

Veja Mais
Salário não cai na conta e servidores municipais falam em "baque"
Sem resposta sobre abono cortado, Bernal nega assédio a servidores

Acostumados com o salário cair na conta no segundo dia útil, os servidores falaram em “baque” ao ver o saldo no banco. Ao contrário dos outros anos, os funcionários que trabalham para a prefeitura não viram o salário cair até hoje, que já é o terceiro dia útil. Anteriormente quando a data caía em uma segunda-feira, o pagamento era disponibilizado no sábado.

A folha de pagamento da Prefeitura é de R$ 62 milhões, para 18,5 mil pessoas, em valores de dezembro. Desses, 15 mil concursados. Para 2013, o aumento do salário de prefeito para R$ 20 mil, feito pelos vereadores à revelia de Bernal, deve encarecer a folha em mais meio milhão. O aumento tem efeito em cascata, com impacto nos salários de secretários e auditores da Receita.

Nesta segunda-feira, o titular da Seplanfic (Secretaria de Planejamento, Finanças e Controle), Wanderley Ben Hur, disse que a Prefeitura vai cumprir a lei, que manda pagar os servidores até o quinto dia útil.

O Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande) está em alerta e tem cronograma de protesto caso os vencimentos não sejam pagos até quinta-feira.



Concordo que lei é lei e tem que ser cumprida! mas e a questão do direito garantido, não conta? isso tambem esta previsto na constituição e tambem deve ser cumprido!
 
Uillian santos em 06/02/2013 17:33:26
Lei é Lei??????????? ah tah...... mas ante3rior prefeito, sempre adiantou salario, e decimo terceiro, aqueles que acham que lei é lei, é porque nunca dependeram de salario?? ah ká!!!! TOMA!!!!! QUEM VOTOU NO BERNAL!!!! INFELISMENTE, TENHO DE ME RESIGNAR......E ACEITAR............
 
ZILENE MARIS em 06/02/2013 10:42:50
A econômia de Campo Grande depende o pagamento do salário dos servidores, inclusive dos municipais ... se ele demora em efetuar o pagamento consequentemente os servidores irão demorar para honrar seus compromissos, tendo em vista que existe um planejamento baseado em mais de 15 anos. Ah sim, a lei diz que - para o administrador não sofrer as devidas consequencias - ele poderá pagar até o 5º dia útil, mas isso depende do bom senso. O que vejo aqui é a alegria de alguns com a desgraça de outros, mas lembre-se: hoje são os funcionários, mas amanhã poderá ser toda a população a lamentar o rumo da atual gestão!
 
William Dias Gomes em 05/02/2013 21:35:11
kkkkkk vaiiii quem mandou votar em radialista pra governar uma cidade...o povo parece que não aprende...quando os candidatos forem todos ruins não vote no menos pior ....vote nulo... ao menos com a consciência limpa, você fica... e isso e só o começo....e já ta todo mundo bravinho....kkkkk
 
marcelo lima em 05/02/2013 19:08:08
é isso ai Bernal, você é o prefeito e estando dentro da lei tem que fazer o que quer, os vereadores aumentaram os salários deles,e trabalham quando querem e ninguém fala + no assunto, o importante é que a maioria está com você. fique com Deus
 
Sueli guerreiro de Araujo em 05/02/2013 17:26:09
prezada Lauren Morais... que diferença faz receber no primeiro ou no quinto? faz muito sim ou a senhora nunca ouviu falar em debito automatico?boletos? juros? em que mundo a senhora vive? as pessoas criam seus compromissos financeiros conforme a data que recebem por gentileza antes de se expor e escrever bobagem: pense!!
 
marcel dos santos nobre em 05/02/2013 16:21:39
E o salário???? ainda bem que eu guardei o décimo....pois as mudanças já começaram
não queriam dar o troco...mas para dar troco tem que ter dinheiro.....
 
Fabiane Lima em 05/02/2013 15:25:39
Não vamos julgar uma administração
por uma ação administrativa, sobretudo quando
esta tem embasamento legal. A pergunta
que fica é: Porque não pagar no primeiro
dia útil? Não tem dinheiro, será? Se tem, porque
então?, visto que o João do açougue, o Zé
da padaria, o Puccinelli do governo, o Bernal da
PMCG, a livraria do material escolar poderiam
receber também e pagar também os
seus compromissos.São pequenos detalhes
que não escapam à comparação e que ao fim
de quatro anos comporão o pacote a ser avaliado.
 
Roger Carlos da Silva em 05/02/2013 15:21:54
Que negocio é esse de "AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR"??? Será que os funcionários não estão incluídos??? Será que o Prefeito não sabe que se os funcionários não recebem o efeito é em cascata??? Sem dinheiro, sem movimento no comércio e aí como pagar os funcionários do comércio!!! Então, mais uma vez que negócio é esse de "As pessoas em primeiro lugar"??? Taí a grande mudança prometida na campanha. Nada pode estar ruim que não possa piorar.
 
Marcílio Reis em 05/02/2013 15:10:00
BERNAL O QUE VOCE FALA NAO ESCREVE SEJA HOMEN REALIZA PELO MENOS REALIZA O QUE VOCE FALOU EM RELACAO AOS FUNCIONARIOS DA DA SAUDE. CADE AS TRINTA HORAS.CRITICAR OS OUTROS E BOM .
 
JANETE OLIVEIRA DE ARAUJO em 05/02/2013 14:56:24
Eu já não espero mais nada de bom vindo desse sujeito.... em 1 mês olha só o tanto de confusão que ele já causou, praticamente com TODO o funcionalismo público!! Agora é esperar passar esses amargos 4 anos de gestão dele..
 
Marcelo Alcantara em 05/02/2013 14:27:38
AINDA BEM QUE NAO VOTEI EM VOCE ,SENAO ESTARIA SOFRENDO UM INFARTO,COM TANTO DESPREPARO DE SUA PARTE E FALTA DE RESPONSABILIDADE,OS FUNCIONARIOS TEM CONTAS A PAGAR ,E JA ESTAVAM ACOSTUMADOS ,COM O DIA DE SEU PAGAMENTO,AGORA QUEM VAI PAGAR OS JUROS É O SENHOR,PENSE BEM.
 
neuza machado em 05/02/2013 14:07:40
No artigo 70 da Lei Complementar n. 190, de 22 de dezembro de 2011, consta que a remuneração do servidor será creditada até o quinto dia útil, portanto, não esta errado a antecipação para o segundo dia útil, como vinha ocorrendo. Se o Sr Prefeito optar por efetuar o pagamento no quinto dia deverá rever a situação dos servidores que estão de férias, pois, conforme determina a Lei Complementar o abono de férias será pago até o início do gozo das férias, neste mês foi dia 1º, como vai ficar????

 
joao andrade em 05/02/2013 13:34:46
não sei que diferença faz receber dia 01º ou o 5º dia útil... num vão receber do mesmo jeito?????????? que mau que a nisso gente!!!!! você ficam criticando uma coisa tão pequena... Bernal não foi minha opção de voto.... não estou defendendo ele... mas acho que vocês ficam alimentando discordias por coisas tão pequenas....
as vezes nem sabe o que falam.
 
Lauren Morais em 05/02/2013 13:33:56
A verdade é que seja lá quem for oi prefeito, sempre terá polemicas, todo politico não cumpre o que promete, o Bernal é apenas mais um deles, apenas que ele começou cedo a não cumprir o que prometeu, o lance do aumento do IPTU, antes dele assumir já mostrava o que seria, o pior ainda virá, infelizmente, aproveito para lançar a idéia, todo cidadão eleito para cargo público deveria após um ano ter o seu nome referendado nas urnas, sem substituição, se não aprovado, a vaga fica vaga até a próxima eleição, somente assim poderemos exigir mais hosnetidade e transparência. Agora vamos concordar todos para ser prefeito de uma cidade como Campo Grande, tem que se ter um mínimo de competência, senão a coisa vai ficar ................, não pode ser prefeito só no oba oba.
 
WILSON PETRONI em 05/02/2013 13:28:53
é um absurdo temos contas a pagar se ja estavamos acostumados com nosso salario no segundo dia provavelmente nossas contas tb e o maior absurdo são os coitados dos professores que tiveram seus salarios bloqueados são famlias que precisam sustentar seus filhos
 
jane rangel em 05/02/2013 13:20:16
No artigo 70 da Lei Complementar n. 190, de 22 de dezembro de 2011, consta que a remuneração do servidor será creditada até o quinto dia útil, portanto, não esta errado a antecipação para o segundo dia útil, como vinha ocorrendo. Se o Sr Prefeito optar por efetuar o pagamento no quinto dia deverá rever a situação dos servidores que estão de férias, pois, conforme determina a Lei Complementar o abono de férias será pago até o início do gozo das férias, neste mês foi dia 1º, como vai ficar????
 
MARIA ANDRADE em 05/02/2013 13:15:10
Parabéns a todos os eleitores q queriam mudanças, ai esta a primeira entre tantas q viram!!!
 
André Savoia em 05/02/2013 12:40:24
acabei de vir do posto 24horas das moreninhas,no momento que fiquei lá foi atendido muita gente com dengue,minha filha foi atendida em 5 minutos pelo medico pediatra e ja fizeram exames ,nossa fiquei satisfeito,tomara que isto continue,pois quando ia no ps24hs demorava demais , muita gente não se ligou mas ta muita gente contaminada pela dengue,por favor limpe seus quintais e não deixem agua parada de jeito nenhum!!

quanto ao assunto do pagamento dos servidores,´só vou comentar quando atrazar o pagamento ae eu vou vir aki e reclamar muitooo!!!
 
ronaldo ferreira em 05/02/2013 12:32:38
GENTE, ELE TA TRANQUILO DESSE JEITO PQ O SALÁRIO DELE É SÓ DE R$20.000 MAIS ACRÉSCIMOS E DOS SECRETÁRIOS R$12.000. COITADOS, ELE GANHAM MUITO POUCO! PRA ELES TANTO FAZ SE É DIA 2, DIA 5, DIA 10, DIA 20, DIA 30... ENQUANTO ISSO NÓS AGENTES DE SAÚDE, QUE ESTAMOS ENFRENTANDO A DENGUE, LEISHMANIOSE, ETC. ESTAMOS NOS FERRANDO LITERALMENTE.
AHH, BERNAL! CUMPRA A LEI TAMBÉM DAS 6H PARA ASSISTENTES SOCIAIS E ENFERMEIROS! JÁ QUE O SENHOR GOSTA DE CUMPRIR AS LEIS!
AHHH, CUMPRA TAMBÉM O FECHAMENTO DO LIXÃO!
AHHH, CUMPRA O DEVER DE DAR UNIFORME ESCOLAR, MERENDA, MATERIAL DIDÁTICO... PQ AS AULAS VÃO COMEÇAR!
É ISSO AÍ, PESSOAL... FORA BERNAL!
 
Cristina Kouck em 05/02/2013 12:31:21
É PERALTA mesmo!!!!
 
Luca Bueno em 05/02/2013 12:30:26
BEM QUE O BERNAL DIZ,O POVO EM PRIMEIRO LUGAR E OS FUNCIONÁRIOS EM QUINTO.SERA QUE OS FUNCIONÁRIOS E SEUS FAMILIARES NÃO FAZEM PARTE DESSE POVO QUE ELE DIZ. KKKKKKKKK QUEM MANDOU VOTAR NELE.
 
lourival araujo em 05/02/2013 12:12:12
Medida desnecessária, sem necessidade, sem aviso anterior que possibilitasse mudança de reprogramação dos pagamentos já existentes, conseguindo desagradar e aumentar o hall de insatisfeitos.
 
Adriano Magalhães em 05/02/2013 12:11:11
Qual o problema dele pagar o salário dia 05, ele pode é lei ele pagando até o quinto dia útil é o que importa, todas as pessoas que trabalham em empresas privadas recebem só no quinto dia aliás tem patrão que só paga dia dez, não vejo nenhum problema, acham que só porque são servidores públicos são melhores que os outros, ta ótimo pra muitos que não fazem nada!
 
Angélica Flores em 05/02/2013 12:00:45
o prefeito poderia ter nos avisado no dia 05 de janeiro e não 05 de fevereiro, já teríamos mudado as datas de vencimentos de contas em débito automático e nos programado melhor, agora que paga as multas e juros por atraso e cheque especial??
A lei diz que deve ser pago até o quinto dia útil, não única e exclusivamente no quinto dia útil, pagando no segundo dia, estará cumprindo a lei da mesma forma.
Mas como o lema são as pessoas em primeiro lugar.....
 
Leandro Carvalho em 05/02/2013 11:55:32
Novo slogan da prefeitura:
"Servidores em último lugar"
 
Franscisco campos em 05/02/2013 11:55:00
A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, GOVERNADORIAS ESTADUAIS E PREFEITURAS, SÃO DO POVO, POIS LÁ A SOCIEDADE COLOCA UM PRESIDENTE PARA ADMINISTRAR, JUNTOS COM DEPUTADOS FEDERAIS, ESTADUAIS E VEREADORES, SÃO ELES, OS VOSSOS REPRESENTANTES, PARA COBRAR OS VOSSOS DIREITOS, AGORA É HORA, DE PROCURÁ-LOS, ISTO É SE VOCÊ NÃO COBROU PARA FAZER CAMPANHA, SE COBROU, FIQUE QUIETO, E PERCA SEUS DIREITOS DE RECLAMAR, MAS SENÃO COBROU DINHEIRO EM TROCA DE VOTOS, VÃO PARA AS RUAS, PROTESTEM, REIVINDIQUEM SEUS DIREITOS, PROCUREM AS PROMOTORIAS PÚBLICAS, QUE ESTÃO SEMPRE A DISPOSIÇÃO DAS VÍTIMAS, ADVOGANDO PARA TODOS.
 
PEDRO ANTUNES BRAGA em 05/02/2013 11:40:05
Acho bem feito...e o pior vem por aí...vocês não queriam mudança??? governo para o povo?? quem viver verá.
 
Paulo Bonsini em 05/02/2013 11:21:47
Parabéns Bernal, bela atitude com os servidores, aliás " AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR" ou seja, o servidor não está incluso. Por trás do microfone é muito fácil criticar a administração de outro gestor. Deveria ter mostrado sua cara antes, mas é bom, o povo não queria mudança, com certeza é para pior.
 
gisele aguiar rodrigues em 05/02/2013 11:21:38
obrigada por administrar pensando nas pessoas,nossa começou muito bem
 
gisele moises em 05/02/2013 11:18:23
isso mesmo mudança,alunos sem merenda,sem uniforme,crianças especiais sem acompanhante nas escolas.Tem mais coisa porque enquanto esta só nos funcionarios tava bom,eramos motivo de piada,mas ja ta chegando na populaçao.Ainda vai ser piada?
 
marta fernandes em 05/02/2013 11:02:26
Hahahahahaha...
Toma a mudança que vocês queriam!!!
 
José Alves em 05/02/2013 11:01:24
Ao Exmº Sr Bernal,

A Lei não manda pagar salários até o quinto dia útil do mês subsequente, ela permite que os administradores, com pouca responsabilidade, façam isso sem a necessidade de pagarem acréscimos por atraso. Lei criou isso para dar legalidade aos atos dos maus administradores, mas a Lei de Responsabilidade Fiscal e a nova ordem dos bons gestores públicos não toleram mas que se recorra a essa artimanha. Quem trabalho tem que receber pra poder pagar suas contas e os cofres publicos arrecadarem seus tributos é um ciclo. QUEM NÃO RECEBE NÃO PAGA. E QUEM RECEBE E NÃO PAGA É CALOTEIRO. NESTE CASO O MUNICÍPIO POR SEU REPRESENTANTE MAIOR.
 
Josenildo dos Santos em 05/02/2013 10:59:47
Quem vota nulo ta reclamando do que???? Quem vota nulo, ta nulo, não fala nada zero a esquerda! A mudança ta só começando.... começando a piorar, isso é pouco galera!
 
Fernando Rocha em 05/02/2013 10:41:55
Se existe a tal lei que rege essa data, fazer o que? Só nos resta esperar. Sou servidor municipal e isso não me abala. Não entendo o motivo de tanta polêmica, do 2º dia para o 5º tanto faz, desde que seja pago. Tenha dó.
 
Andre Neves em 05/02/2013 10:39:46
EEEEEEEE vocês queriam mudanças!!!! Então tome!!!!!!
 
Marcos Nogueira em 05/02/2013 10:30:25
Garanto que o salario de 20.000 dele caiu na conta dia 02 .....ele tem planos contra dengue .... será que já tem um contra greve ?????????
 
Fernanda Tavares em 05/02/2013 10:28:16
Eu não votei nesse sujeito, e durante muito tempo arquei com meus compromissos para serem pagos até dia 5 de cada mês!! E agora senhor Bernal, quem vai pagar meus juros?? Quem entende o mínimo de política/comércio sabe que os funcionários públicos (principalmente aposentados) são os que mais possuem preferências no setor comercial, empréstimos e tudo mais por grande parte serem estáveis e receberem em dia, com o atraso desse pagamento, empata o comércio, bancos e demais setores...... Faz isso para garantir um pouco de juros rendendo esse montante de 62 milhões!! Agora, o que ele irá fazer com esse juros que irá render meu amigo, não cabe a mim responder.....
 
Marcelo Alcantara em 05/02/2013 10:25:22
Esse é o prefeito que vai trabalhar para o povo pelo povo,e ainda disse que iria valorizar o funcionário público,pois devia ter avisado o funcionário que pagaria somente no 5º dia últil,para que todos se organizasse e não passasse por essa agunia e indignação,Prefeito ve se aprende a trabalhar com transparencia ,dignidade e democrático.
 
EDVALDO LOURENÇO DA SILVA em 05/02/2013 10:23:52
Bernal seja honesto , não aceite seu salario de 20 mil reais.Ate porque parece que vai ser bem pior que o ex prefeito. Vc ja mostrou que não merece confinça de quem votou em vc. Funcionario público que esperar valorização de vc ,vai morrer esperando
 
jair oliveira em 05/02/2013 10:05:28
As mudancas ja comecaram!!!! As pessoas em primeiro lugar??????
 
Leonardo Dias em 05/02/2013 10:04:02
Poderia ter avisado os funcionários dessa mudança, afinal muitos possuem boletos que vencem dia 05, agora já não é possivel prorrogar a data e os juros serão cobrados!
 
Neuza Paiva em 05/02/2013 10:00:27
BERNAL. MOSTRA QUE VC JAMAIS VAI VALORIZAR O SERVIDOR. ESSE DINHEIRO NÃO É SEU.TEM 16 ANOS QUE OS FUNCIONARIOS DO MUNICIPO RECEBE SEMPRE NO 02 DIA UTIL. ISSO É PARA FACILITAR A VIDA DOS SERVIDORES. MOSTRA QUE É UMA PESSOA, QUE JAMAIS DEVERIA SER ELEITO. TENHO CERTEZA QUE QUEM VOTOU EM VC, QUERIA MELHORAR MAIS PODE TER CERTEZA QUE PIOROU E VAI PIORAR. ATE O GOVERNO FEDERAL PAGA NO DIA 01. TENHO CERTEZA SÓ COM ESSA SUA ATITUDE VC NUNCA MAIS SÉRA ELEITO,NESSA HORA QUE SEMPRE FICO FELIZ, DE VOTAR SEMPRE NULO!!
 
Roberto nunes em 05/02/2013 09:59:31
já que é pra cumprir a lei porque não aceita as 30 horas para assistente social e enfermeiro?porque não aceitou a decisão judicial de fechar o lixão e entrou com uma ação para abrir?enfim...cumpra a lei de forma total e não de acordo com interesses.
 
Carlos Henrique em 05/02/2013 09:57:33
Não queriam mudança?! Então, mudaram...garanto que tem servidor municipal bem arrependido...