ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Política

Bernal conta com Siufi na base e quer "virar a página" da cassação

Lidiane Kober | 27/12/2013 17:00
Bernal levou seu mais novo aliado na solenidade do sorteio do programa "IPTU do Prêmios" (Foto: Cleber Gellio)
Bernal levou seu mais novo aliado na solenidade do sorteio do programa "IPTU do Prêmios" (Foto: Cleber Gellio)

Depois de protagonizar duras trocas de farpas com o vereador Paulo Siufi (PMDB), o prefeito Alcides Bernal (PP) disse, na tarde desta sexta-feira (27), que conta com o parlamentar na base aliada na Câmara Municipal. Ele anunciou ainda o apoio de outros dois vereadores e, após duras críticas ao presidente da Casa de Leis, Mário César (PMDB), disse que quer “virar a página” da cassação.

A oficialização do primeiro mais novo aliado veio no pronunciamento do vereador Ayrton Araújo (PT), na solenidade de sorteio do programa “IPTU dá Prêmios”. “Quero anunciar o vereador Edson Shimabukuro (PTB) na base aliada do prefeito”, disse. “Declaro que estou na base e a gente vota conforme a base”, confirmou o petebista.

Logo depois, Bernal fez questão de frisar que a indicação dos novos integrantes do primeiro escalão do governo partiu de vereadores e os intimou a estar ao seu lado na posse dos secretários, na próxima segunda-feira (30). Segundo ele, a nomeação do engenheiro Jean Saliba para a presidência da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) partiu do PTB em comum acordo com Shimabukuro.

A escolha de Dirceu de Oliveira Peters para o comando da Emha (Agência Municipal de Habitação de Campo Grande), segundo o prefeito, atendeu o pedido do PDT e a indicação da médica Lillian Maria Maksoud Gonçalves para a presidência do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência) teria partido de Siufi e do vereador Jamal (PR). Ela é prima do peemedebista.

“Espero e acredito que o vereador doutor Jamal, que indicou a doutora Lillian, esteja lá (na posse) e espero também que esteja lá o vereador Paulo Siufi, que também a indicou”, comentou Bernal. Depois, em entrevista coletiva, ele ressaltou que o espaço na administração ocorreu em troca do “compromisso de integrar a base”.

Bernal, inclusive, disse que Siufi teria acompanhado de perto todas as negociações para Lillian chegar ao comando do IMPCG. A parceria dos dois ocorreu após o prefeito acusar o parlamentar de faltar a plantão nos postos de saúde e de demiti-lo do cargo.

Siufi, por sua vez, presidiu e desferiu duros ataques ao prefeito durante os trabalhos da CPI do Calote. Ontem, na sessão que poderia cassar Bernal, o peemedebista faltou com a justificativa de estar fora da cidade. Ele não participou da votação e justificou que estavam em viagem com a família para São Paulo.

Críticas - Questionado se espera a adesão de mais parceiros, o prefeito confirmou que diálogos estão em andamento e aproveitou para voltar a atacar a instalação de comissão processante para cassá-lo. “Disse, desde o começo, que essa comissão processante é uma fraude, porque o presidente (Mário César) agiu de forma comprometida”, criticou Bernal. Ele ainda apelou para “virar essa página” da cassação.

“Temos que virar essa página, parar com isso, porque comprovamos que fizemos economia para a administração pública, isso não é errado e não vou fazer parte de peça teatral ridícula, que está sendo encabeçada pelo Mário César e pelo Edil (Albuquerque). Agora, a maioria dos vereadores está cansada deste tipo de situação e quer trabalhar em harmonia com a população”, finalizou.

Em minoria no legislativo, Bernal só não foi cassado porque obteve liminar para suspender o processo na Justiça. Ele conseguiu duas liminares na quinta-feira e conseguiu suspender o julgamento em duas ocasiões, de manhã e à tarde.

Nos siga no Google Notícias