ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Política

Bernal deve concluir mandato, mas há três caminhos contra na Justiça

Aline dos Santos | 27/08/2015 10:52
Nos braços do povo, Bernal ainda tem o desafio de continuar no cargo (Foto: Marcos Ermínio)
Nos braços do povo, Bernal ainda tem o desafio de continuar no cargo (Foto: Marcos Ermínio)

Num clima de entra e sai de prefeito, que rende de piadas à preocupação do que será de Campo Grande, a mesma Justiça que autorizou a volta de Alcides Bernal (PP) ao comando do Poder Executivo pode ser acionada de três formas para que ele deixe o cargo. A situação de instabilidade jurídica foi analisada pelo advogado constitucionalista e ex-juiz eleitoral André Borges.

Segundo ele, há três possibilidades para recorrer da decisão favorável a Bernal, que foi cassado em março de 2014 pela Câmara Municipal. “A Câmara, o [Gilmar] Olarte podem ingressar com embargo de declaração dentro do próprio Tribunal de Justiça. Também podem entrar com recurso especial no STJ [Superior Tribunal de Justiça] ou o juiz, ao dar a sentença do processo, pode entender que a cassação foi correta”, afirma.

No caso de recurso ao STJ, o pedido primeiro passa pelo vice-presidente do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que pode suspender a liminar. “São três possibilidades, mas são poucos prováveis. A tendência é que o eleito pelo povo continue até o fim do mandato”, avalia.

O contexto de instabilidade com a alternância no poder e o fato de os vereadores estarem sob suspeita de compra de voto para cassar Bernal, portanto em descrédito, devem pesar em eventuais decisões.

Outra questão ventilada é de que Bernal foi candidato a senador no ano passado, abrindo brecha para questionamento na Justiça Eleitoral. “Não tem procedência, o Bernal foi candidato ao Senado após decisão favorável do TSE [Tribunal Superior Eleitoral]. Ele estava afastado da prefeitura, não era detentor de mandato eletivo. Poderia ser candidato, esse argumento, provavelmente, não será acolhido”, salienta Borges.

Da queda à volta: uma história em quatro datas – A cronologia da trajetória de Alcides Bernal frente à prefeitura de Campo Grande pode ser contada em quatro datas. No dia primeiro de janeiro de 2013, ele assumiu o comando da maior cidade de Mato Grosso do Sul, eleito com 270.927 votos.

Após pouco mais de um ano, em 12 de março de 2014, teve o mandato cassado pelos vereadores. Sempre na ofensiva, a Câmara abriu a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Calote. Por fim, a investigação apontou que o prefeito “fabricou” situação de emergência. Ou seja, priorizou contratos com dispensa de licitação.

Com a queda do prefeito, cinco vereadores que apoiavam Bernal entraram com ação popular na Justiça para suspender o Decreto Legislativo nº 1.759/14, que formalizou cassação.

No dia 15 de maio do ano passado, o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David de Oliveira Gomes Filho, concedeu liminar suspendendo o decreto. De acordo com os autos, a ilicitude de ordem moral estaria na conspiração prévia dos requeridos e de outras autoridades para retirar o prefeito do cargo e possibilitar a ascensão do então vice-prefeito Gilmar Olarte (PP) ao cargo máximo do executivo municipal.

A volta foi marcada por muita confusão, em que Bernal e aliados promoveram uma retomada na prefeitura. Contudo, a decisão foi derrubada no mesmo dia pelo TJ/MS, por meio de um recurso chamado agravo de instrumento.

Na última terça-feira, dia 25 de agosto, a 1ª Câmara Cível negou provimento ao recurso da Câmara Municipal. Desta forma, passou a valer a liminar do juiz. Agora, o magistrado ainda vai avaliar o mérito do pedido.

Nos siga no Google Notícias