ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Bernal edita novo decreto sobre faxineiros, mas esquece de anular o anterior

Zemil Rocha | 02/09/2013 19:02
Bernal fixa prazo de contratação até o término do Pregão para serviço de limpeza (Foto: arquivo)
Bernal fixa prazo de contratação até o término do Pregão para serviço de limpeza (Foto: arquivo)

O prefeito Alcides Bernal (PP) publicou no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), no começo da noite desta segunda-feira, o Decreto nº 12.191, com data de 31 de agosto, que autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a contratar em “caráter temporário” os 265 faxineiros demitidos pela MegaServ, que encerrou a prestação de serviço de limpeza às unidades de saúde da Capital no dia 27 de agosto.

Antes da publicação, nesta tarde, o procurador-geral do Município, Luiz Carlos Santini, já havia esclarecido que a modificação da modalidade da contratação seria para “empregados, subordinados ao direito publico combinado com o direito da CLT”.

A edição do novo decreto ocorreu por recomendação de Santini, que também havia informado que o decreto anterior, de nº 1.447, que foi publicado na sexta-feira, dia 30 de agosto, seria revogado, o que, contudo, não aconteceu.

Questionado esta noite sobre a não-anulação do decreto, Santini disse que tinha ficado acertado que a revogação sairia no corpo do novo decreto. “Se não foi colocado, vamos ter que fazer correção e publicar de novo”, informou o procurador.

No novo decreto, Bernal estabelece a possibilidade de contratação de até 300 empregados temporário e estipula o prazo de 60 dias, podendo haver prorrogação até que se conclua o Pregão Presencial nº 99/2013, no qual a MegaServ apresentou o menor preço, mas ainda concorre com duas outras empresas.

 

Veja a íntegra do novo decreto de Bernal:

DECRETO n. 12.191, DE 31 DE AGOSTO DE 2013.
AUTORIZA A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA A EFETUAR A CONTRATAÇÃO, EM CARÁTER TEMPORÁRIO, DE PESSOAL NECESSÁRIO À EXECUÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA, ASSEIO, HIGIENE E CONSERVAÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE DA PREFEITURA DE CAMPO GRANDE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

ALCIDES JESUS PERALTA BERNAL, Prefeito de Campo Grande, Capital do Estado de Mato Grosso do Sul, no uso das atribuições que lhe confere o art. 67, inciso VI, da Lei Orgânica do Município,
Considerando o art. 37, inciso IX, da Constituição Federal, que remete à lei o estabelecimento dos casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público e ressalva os casos especificados na legislação;
Considerando o art. 10, inciso IX, da Lei Orgânica do município de Campo Grande que recepcionou o dispositivo constitucional retro-epigrafado;
Considerando a Lei n. 8.745, de 9 de dezembro de 1993 que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX, do art. 37, da Constituição Federal;
Considerando a necessidade de atendimento de situação excepcional em saúde pública, em razão da extinção do Contrato n. 17-A, celebrado em 1º de março de 2013, de prestação de serviços de limpeza, conservação, higiene e asseio;
Considerando que o processo licitatório referente aos serviços, objeto do presente Decreto, encontra-se em fase de tramitação legal.
DECRETA:
Art. 1º Fica a Secretaria Municipal de Saúde Pública, autorizada a efetuar a contratação temporária de pessoal necessário à execução de serviços de limpeza, asseio, higiene e conservação das Unidades de Saúde da Prefeitura de Campo Grande.
Parágrafo único. Os contratados serão em número de, no máximo, 300 (trezentos), salvo o surgimento de necessidade em razão de criação de novas unidades de saúde ou ampliação dos serviços, objeto deste Decreto.
Art. 2º A contratação de que trata o art. 1º, deverá ser pelo prazo de 60 dias, necessário à superação da situação de excepcionalidade em saúde pública, podendo ser prorrogado, nos termos do inciso VI, do parágrafo único do art. 4º da Lei n. 8.745/93, caso persista a excepcionalidade pelo não término do Pregão n. 99/2013.
Art. 3º A contratação temporária, em caráter excepcional, será formalizada pelo regime jurídico-administrativo de que trata o art. 292, da Lei Complementar n. 190, de 22 de dezembro de 2011 e assegurará aos admitidos os direitos destacados no § 3º, do art. 39, da Constituição Federal, além de outros previstos em lei ou regulamento municipal.
Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com efeito a contar de 1º de setembro de 2013.

CAMPO GRANDE-MS, 31 DE AGOSTO DE 2013.

ALCIDES JESUS PERALTA BERNAL
Prefeito Municipal
LUIZ CARLOS SANTINI
Procurador-Geral do Município
RICARDO TREFZGER BALLOCK
Secretário Municipal de Administração
IVANDRO CORRÊA FONSECA
Secretário Municipal de Saúde Pública
WANDERLEY BEN HUR DA SILVA
Secretário Municipal de Planejamento,
Finanças e Controle

Nos siga no Google Notícias