ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Bernal não será “azarão” na Câmara Municipal, diz Athayde Nery

Fabiano Arruda | 02/11/2012 11:09
Para Athayde Nery, vereadores vão buscar auxiliar o prefeito na governabilidade. (Foto: arquivo)
Para Athayde Nery, vereadores vão buscar auxiliar o prefeito na governabilidade. (Foto: arquivo)

A Câmara Municipal de Campo Grande terá, no ano que vem, 21 vereadores eleitos na base do candidato Edson Giroto (PMDB) e que, na prática, seriam oposição ao prefeito eleito Alcides Bernal (PP). Mas, a maioria não deve querer arrumar briga com o progressista, ao contrário, deve facilitar sua governabilidade.

A análise é do vereador Athayde Nery (PPS), parlamentar há quatro mandatos e um dos mais próximos de Bernal na fase da montagem da equipe de transição.

Para ele, os vereadores hoje considerados de oposição dificilmente vão querer se indispor com alguém que foi aprovado no primeiro turno das eleições na Capital e eleito com 270,9 mil votos.

“O Bernal tem apoio maciço da população. Ele não chega como azarão. Os vereadores vão precisar ajudar o prefeito, na governabilidade”, disse o candidato a vice na chapa encabeçada por Reinaldo Azambuja nestas eleições, destacando que, como integrante do grupo do novo chefe do Executivo de Campo Grande, foi orientado a “conversar com todos” no Legislativo a fim de viabilizar a maioria.

O parlamentar ainda analisa que é possível atrair eleitos na base de Giroto. Para ele, o peemedebista recebeu em torno de 120 mil votos no primeiro turno, o que não representa a votação para os 21 vereadores.

“Muitos eleitores desses vereadores votaram em outros candidatos, como o Reinaldo”, explicou.

Formação de governo – No início da fase de negociações políticas, tanto na Câmara como na formação de seu governo, a palavra de ordem para Bernal é “cautela”, opina Athayde. Para ele, é fundamental que o progressista tenha “tranquilidade” para administrar em seu primeiro ano de mandato.

“Fizemos isso na época que o Nelson (Trad Filho) assumiu (em 2005). É por isso que ele (Bernal) tem procurado se cercar de técnicos na equipe de transição”, explicou, ao lembrar quando foi líder do prefeito e sinalizando que o novo chefe da administração municipal tem de estar preparado e assessorado para enfrentar os problemas que podem surgir logo no início do ano.

Athayde também garantiu que não está confirmado como secretário de Cultura do município, como já chegou a ser especulado, e ainda assegurou que vai deixar “para depois” as negociações por espaço na próxima administração.

Além disso, afirmou que qualquer informação sobre nomes de secretários, no momento, é “pura especulação”. “O Bernal está focado em construir uma equipe que una técnica e política. Mas está analisando todas as questões com muita tranquilidade”.

“Assumimos o risco do sucesso do Bernal. Agora, ele tem que formar o plano político, buscar capacidade para executar e viabilidade política. Estamos auxiliando nesse processo”, completou.

Nos siga no Google Notícias