ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Bernal pode ir a SP para conhecer modelo de saúde

Fabiano Arruda | 02/11/2012 12:19
Bernal planejaria ida à capital paulista na companhia de Reinaldo Azambuja. (Foto: MInamar Junior)
Bernal planejaria ida à capital paulista na companhia de Reinaldo Azambuja. (Foto: MInamar Junior)

O prefeito eleito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), pode viajar para São Paulo (SP) nas próximas semanas para conhecer o modelo de saúde pública.

A viagem seria feita na companhia de Reinaldo Azambuja (PSDB) para conhecer a gestão do governo Geraldo Alckmin, do mesmo partido do deputado federal que concorreu à Prefeitura da Capital neste ano e, no segundo turno, declarou apoio a Bernal.

A saúde pública foi o principal tema discutido entre os candidatos na campanha, apontado pela população como principal desafio do próximo prefeito e assumido pelo progressista como prioridade em seu mandato.

Em São Paulo, o governo estadual implantou o conceito de regionalização da saúde, que contempla o usuário do SUS em sua região para que os pacientes sejam atendidos em diferentes regiões do Estado sem precisar viajar para a capital, além de oferecer centros de excelência para atendimento no SUS, como o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, o Hospital de Transplantes e a Santa Casa de Misericórdia.

Nessa mecânica, com referências em cada região da cidade, ou departamentos regionais de saúde, uma das intenções é evitar a “ambulancioterapia”, que são os longos percursos de deslocamento dos pacientes.

Além disso, a carreira de gestor da saúde, bem como a elaboração de planos regionais, são outros pontos dentro da filosofia do governo de SP.

Segundo o vereador Athayde Nery (PPS), uma das pessoas mais próximas de Bernal na fase de transição de governo, o prefeito eleito deve viajar para Brasília (DF). E, para se cercar de informações no intuito de buscar diretrizes de ações que vai desenvolver ao longo de quatro anos, disse que o progressista pode fazer intercâmbios em outras cidades, como São Paulo, para buscar exemplos como contratação de profissionais e funcionamento dos postos de saúde.

Procurado pelo Campo Grande News, Bernal negou que irá fazer a viagem e reclamou do volume de especulações. Garantiu que, por enquanto, está focado em formar sua equipe de transição.

Nos siga no Google Notícias