ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Bernal quebra protocolo e faz novo discurso após “enterro” de Olarte

Aline dos Santos e Antonio Marques | 26/08/2015 10:41
Presidente da ACP e Bernal discursaram durante desfile de aniversário da cidade. (Foto: Fernando Antunes)
Presidente da ACP e Bernal discursaram durante desfile de aniversário da cidade. (Foto: Fernando Antunes)
Professores fizeram "enterro simbólico" de Olarte. (Foto: Fernando Antunes)
Professores fizeram "enterro simbólico" de Olarte. (Foto: Fernando Antunes)

De volta à prefeitura de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) quebrou o protocolo nesta quarta-feira durante o desfile cívico em homenagem aos 116 anos da cidade. A festa foi parada por dez minutos para um novo discurso de Bernal e declaração do presidente da ACP (Sindicato Campo-crandense dos Profissionais da Educação), Geraldo Gonçalves. A categoria travou uma disputa com Gilmar Olarte (PP), afastado do cargo ontem, para cumprimento da lei do piso do magistério.

Com vassouras para limpar a cidade e um caixão simbolizando o enterro de Olarte, 200 professores se aproximaram do palanque de autoridades. Ao receber uma camiseta com mensagem de apoio aos profissionais, Bernal, a toda hora chamado pelo cerimonial de o “prefeito do povo”, parou o desfile e voltou a discursar. “Não existe outra classe que necessita de mais repeito do que os professores, lei foi feita para ser cumprida”, diz Bernal.

Segundo o prefeito, que formaliza amanhã o retorno ao comando da administração municipal, os professores também têm o direito de ensinar e pediu palmas para a professora Zélia Aguiar, 54 anos, agredida durante mobilização na Câmara Municipal.

O presidente da ACP acredita em um acordo com a prefeitura. “Confiamos no senhor prefeito, vamos solicitar audiência com o senhor para resolver a situação antes da decisão da Justiça. Sabemos que a prefeitura tinha dinheiro para pagar [o reajuste]”, diz Geraldo.

Bernal respondeu que vai trabalhar com firmeza de propósito e resolver o problema. Conforme a PM (Polícia Militar), a festa reúne 20 mil de pessoas de público e seis mil desfilando.

Alcides Bernal foi cassado em março do ano passado pela Câmara Municipal e ontem obteve decisão favorável do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para retornar. Ainda ontem, Gilmar Olarte foi afastado da prefeitura por decisão judicial.

Nos siga no Google Notícias