ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Bernal quer usar novas secretarias para ampliar base aliada na Câmara

Edivaldo Bitencourt e Jéssica Benitez | 17/07/2013 10:36

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), vai usar as nomeações dos novos secretários, da Mulher e da Juventude, para ampliar a base aliada na Câmara Municipal. Em troca das nomeações, ele espera obter o apoio dos vereadores de pelo menos quatro partidos (PSB, PTB, PDT e PSL).

Desde o início do mandato, em janeiro deste ano, o prefeito sofre com a oposição no legislativo, composta por 20 dos 29 vereadores. Além da fiscalização constante e forte, ele sofre para obter apoio dos parlamentares para aprovar projetos e até barrar criação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).

A esperança do prefeito é usar as novas secretarias para “conquistar” os vereadores do PSL, Elizeu Dionísio e Alceu Bueno, do PDT, Paulo Pedra, do PTB, Edson Shimabukuro (My Body), e do PSB, Carlos Borges, o Carlão.

Segundo o líder do prefeito, Marcos Alex, o Alex do PT, esses partidos podem indicar os secretários municipais da Juventude e de Políticas para as Mulheres. Para o petista, se o acordo vingar, Bernal passa a contar com o apoio de 13 a 14 vereadores e teria maior tranquilidade para administrar a cidade.

Atualmente, ele conta com o apoio de nove vereadores do PP, PT, PPS, PRB e PSDB.

Inicialmente, o prefeito chegou a cogitar o vereador Waldecy Chocolate (PP) para o cargo, o que facilitar a posse de Jaqueline Hidelbrand Romero (PP), que integra a equipe de assessores de Bernal. No entanto, o parlamentar se desentendeu com o prefeito e recusou o convite para ser secretário.

As novas secretarias foram criadas em maio deste ano, mas ainda não houve a nomeação nem de interino. A Secretaria Municipal de Governo continua sem titular, já que o cargo é acumulado pelo secretário municipal de Receita, Gustavo Freire.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico segue com uma interina, Dharleng Campos de Oliveira.

Nos siga no Google Notícias