ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Bernal se posiciona sobre conflito e diz que culpa é do descaso do Poder Público

Jéssica Benitez | 31/05/2013 07:47

Por meio de sua página oficial na rede social Facebook, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), se posicionou a respeito do conflito entre índios e políciais na ação de desintegração de posse na Fazenda Buriti, em Sidrolândia, ontem durante todo o dia. Para o chefe do Executivo, ambos os lados são vítimas da morosidade do Poder Público. Ele também condenou o uso da força para resolver o impasse.

“É muito lamentável o que ocorreu em Sidrolândia. Inocentes sendo levados a um confronto que causou feridas, dor e morte. Os índios, proprietários e também os policiais são vítimas. Vitimas do descaso. Vítimas da demora na tomada de definitiva solução para esses conflitos”, escreveu.

O progressista também aproveitou o ensejo para apontar o que, em sua opinião, seria uma boa saída à problemática. “Ora, se a terra foi identificada como terra indígena, os proprietários devem ser indenizados por elas e pelas suas benfeitorias. Essas terras devem ser entregues aos índios. Logicamente que, no tamanho suficiente para que trabalhem, produzam e se sustentem honestamente, respeitando as leis, conquistando a dignidade como todo bom cidadão brasileiro”, disse.

Para finalizar, Bernal lamentou a morte do índio Oziel Gabriel, vítima de tiro ocorrido ontem durante o conflito. “Meus pêsames ao povo terena que perdeu seu guerreiro na luta por seus direitos e passou da hora dos poderes constituídos tomarem decisões e atitudes concretas que respeitem o ser humano e que encontrem solução sem violência e uso da força”, finalizou.

Impasse – Ontem Terenas e policiais conflitaram durante oito horas. Os índios resistiram à integração de posse e, num primeiro momento, ao saberem da chegada da polícia, atearam fogo na fazenda Buriti, pertencente ao ex-deputado Ricardo Bacha. Sem resultado, eles se espalharam pela propriedade e, neste meio tempo, queimaram duas pontes de acesso ao local.

A situação só foi controlada por volta das 15h. Às 8h30. Bacha tentou ir à Buriti, porém recebeu orientações para não tentar adentrar o lugar, desta forma ele retornou a Sidrolândia. Além de Oziel, outros cinco indígenas ficaram feridos, sendo quatro homens e uma mulher. A Policia Federal garante que três policiais tiveram escoriações. No momento os Terenas já sairam da fazenda, mas permanecem na região.

Nos siga no Google Notícias