ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Boca-de-urna aponta vitória da Nova Constituição

Redação | 25/01/2009 19:43

Se depender das pesquisas boca-de-urna divulgadas por vários canais de televisão da Bolívia, a Nova Constituição será aprovada com 60% dos votos.

O presidente Evo Morales mostrou confiança na aprovação da nova Carta, segundo a Globo News, mas disse que irá respeitar o resultado da consulta, seja lá qual for.

A votação transcorreu com tranquilidade e normalidade, segundo destacaram ao jornal eletrônico estadao.com.br a Corte Nacional Eleitoral, missões de observadores internacionais e o próprio governo.

O jornal Diário Corumbaense também informou que não teve conhecimento de tumultos ou qualquer tipo de problema na fronteira com Mato Grosso do Sul. Mas a oposição questionou a transparência da consulta.

O projeto que foi votado pelos bolivianos inclui 411 artigos que ampliam o controle do Estado sobre a economia e expandem direitos das populações indígenas.

Entre as mudanças está a criação de limites para os latifúndios; a permissão que os 36 povos indígenas originários bolivianos (uma minoria que não faz parte das duas grandes etnias do país, o quíchua e o aimara) tenham sistemas de Justiça próprios; e alterações nas instituições bolivianas e no modo como o Estado se relaciona com o setor privado.

Nos siga no Google Notícias