ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

Briga pela Câmara de Ribas antecipa eleição de 2015 e revela traições

Zemil Rocha | 04/06/2013 18:17
Vereadores de Ribas discutindo durante a sessão extraordinária (Foto: Blog klebershowdebola)
Vereadores de Ribas discutindo durante a sessão extraordinária (Foto: Blog klebershowdebola)

A disputa pelo poder na Câmara de Ribas do Rio Pardo gerou antecipação de eleição e dupla traição, evidenciada durante uma sessão extraordinária tumultuada, ontem, que acabou sendo encerrada sem a eleição da Mesa Diretora que tomará posse somente em 1º de janeiro de 2015. A sessão era acompanhada por cerca de 70 pessoas, mais das quais começaram a gritar palavras de ordem e fazer acusações de acordos inescrupulosos.

No começo deste ano, ocorreu a primeira traição, com o vereador Adalberto Alexandre (PRTB) abandonando acordo para eleger Joaquim dos Santos (DEM) e, mudando de lado, vindo a ser eleito presidente da Câmara. Ontem de manhã, durante sessão extraordinária, o traído Joaquim deu o troco, migrando para a outra chapa, a qual passou a encabeçar.

E Joaquim dos Santos chegou a exibir publicamente, durante a sessão, o orgulho de ter dado o troco em Adalberto, também conhecido como Betinho. A vingança foi declarada em alto tom no plenário, em tom de questionamento: “Lembra-se do dia 31 de Dezembro?” A data a que se referiu Joaquim é o do acordo que garantiria sua eleição em 1º de janeiro de 2013.

Surpreso, o atual presidente da Câmara, Adalberto Alexandre percebeu a oportunidade de pelo menos tentar impedir a consumação da derrota eleitoral na Câmara, ao constatar que Joaquim estava com o nome inscrito nas duas chapas apresentadas à Mesa Diretora. Diante do tumulto causado pela traição e irregularidade anunciada, o presidente suspendeu a sessão.

Eleição antecipada – O que chama atenção nesse triste episódio de uma disputa política ainda não resolvida é a trama regulamentada de antecipar as eleições, com composições dos grupos de vereadores interessados no poder faltando dois anos para o começo do mandato da nova Mesa Diretora.

Adalberto Alexandre não quis falar ao Campo Grande News, alegando que estava prestes a comandar a sessão ordinária, que é realizada toda terça-feira, a partir das 17 horas, mas sua assessoria informou que o Regimento Interno da Câmara possibilita a eleição antecipada. “Isso é uma decisão política dos vereadores”, argumentou o assessor do presidente da Câmara.

Indagado se isso não seria absurdo, visto que o novo mandato da Mesa Diretora só começará em 1º de janeiro de 2015, o assessor de Adalberto respondeu: “É regimental aqui. Desde 2002 é feito dessa forma”. Revelou ainda que esse tipo de eleição antecipada é comum em várias câmaras municipais do interior do Estado, citando como exemplos Camapuã, Costa Rica, Aral Moreira e Cassilândia.

Nos siga no Google Notícias