ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Política

Bumlai deve admitir ajuda em reforma de sítio em SP, mas isentar Lula

Leonardo Rocha | 17/02/2016 09:20
Bumlai pode admitir ajuda em reforma no sítio em Atibaia (Foto: Dida Sampaio/Estadão)
Bumlai pode admitir ajuda em reforma no sítio em Atibaia (Foto: Dida Sampaio/Estadão)

O pecuarista sul-mato-grossense José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e investigado na Operação Lava Jato, deve prestar depoimento sobre outro caso que tem gerado repercussão nacional. A reforma no sítio em Atibaia (SP) frequentado pela família de Lula, no qual ele teria ajudado com o início de uma reforma supostamente bancada por empreiteiras suspeitas de integrar esquema de propina.

De acordo com o Jornal Folha de São Paulo, Bumlai deve admitir ser o responsável pelo início da reforma do sítio, frequentando de forma assídua por Lula, mas iria repassar a versão de que teria sido procurado pela ex-primeira-dama, Marisa Letícia, que desejaria deixar o local pronto para as festas de Natal de 2010, às vésperas de o marido deixar a presidência e repassar a faixa para Dilma Rousseff (PT).

Como amigo pessoal da família, Bumlai então teria atendido ao pedido da primeira-dama, mas que nunca teria combinado ou tratado desta reforma com Lula. Ele ainda deve sustentar a versão que o presidente estando no final do mandato, sequer teria conhecimento desta obra em andamento.

Assim a obra teria sido iniciada pelo pecuarista, contando com funcionários de suas fazendas, assim como pedreiros locais. Apesar da ajuda aos amigos, a primeira-dama teria ficado descontente com o ritmo do trabalho, o que fez o pecuarista deixar o comando da reforma. Bumlai então irá dizer que não teve mais conhecimento sobre a segunda parte da obra, que então teria sido assumido pelas empreiteiras OAS e Odebrecht.

A intenção desta versão, ponto em comum com a defesa de Lula, seria que o ex-presidente nunca teve envolvimento com esta reforma no sítio de Atibaia, que ele insiste em dizer que não é o proprietário e só usava o local, porque era cedido por amigos.

No cartório o local é registrado em nome de Fernando Bittar e Jonas Suassuna, sócios de Fábio Luís Lula da Silva, filho de Lula. A propriedade tem mais de 170 mil metros quadrados, o que equivale a 24 campos de futebol, tendo piscina e um lago a disposição. O sítio começou a gerar polêmica quando surgiram suspeitas que a reforma foi feita por empreiteiras.

Nos siga no Google Notícias