ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Cai 32,5% o índice de mortes de crianças indígenas no Estado

Zemil Rocha e Bruno Chaves | 03/10/2013 16:54
Fernando prestou depoimento na CPI da Saúde da Assembleia (Foto: Divulgação)
Fernando prestou depoimento na CPI da Saúde da Assembleia (Foto: Divulgação)

O coordenador da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai/MS), Nelson Carmelo Olazar, revelou há pouco, durante depoimento na CPI da Saúde, na Assembleia Legislativa, que houve uma queda na mortalidade infantil indígena de Mato Grosso do Sul no período de janeiro a junho deste ano.

Segundo ele, de janeiro a junho de 2012 houve 33,75 mortes de crianças indígenas de 1 a 5 anos por cem mil habitantes, enquanto no mesmo período deste ano teriam ocorrido 23,48 por mil habitantes. “Isso significa que 35 crianças indígenas morreram no ano passado em Mato Grosso do Sul contra 24 óbitos neste ano”, afirmou. A queda foi de 32,5%.

Embora o número tenha diminuído do ano passado para este, Nelson Olazar aponta que ele ainda é “maior do que a realidade brasileira”. Ponderou, porém, que a situação já foi bem pior em Mato Grosso do Sul. “Estamos trabalhando para minorar esses índices”, declarou.

Antes de Olzar se pronunciar na audiência da CPI, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Estado (Condisi), Fernando Souza, revelou que “50% dos óbitos de crianças indígenas de 1 a 5 anos são de causas evitáveis” se houvesse estrutura de atendimento de saúde adequada.

 

 

Nos siga no Google Notícias