ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Política

Câmara abre trabalho da CPI do Calote com escolha de membros

Leonardo Rocha e Jéssica Benitez | 05/06/2013 17:47
Paulo Siufi diz que CPI irá esclarecer dúvidas sobre calotes (Foto: Cleber Géllio)
Paulo Siufi diz que CPI irá esclarecer dúvidas sobre calotes (Foto: Cleber Géllio)

Os vereadores aprovaram no final da tarde de hoje, a instauração da CPI do Calote, que vai investigar a falta de pagamento aos fornecedores da prefeitura de Campo Grande. Esta decisão foi tomada após reunião interna dos lideres de bancada, na Câmara Municipal. O legislativo tinha estabelecido prazo de 48 horas para prefeitura explicar e pagar o “calote”, porém não obtiveram resposta positiva.

Na sessão de ontem, 19 vereadores já haviam assinado o requerimento para abertura da CPI, no entanto resolveram analisar os documentos entregues pelo secretário de finanças, Wanderley Ben Hur, antes de tomar a decisão. “Esta documentação só comprovou o que nós já sabíamos, que a prefeitura tem dinheiro em caixa e não paga porque não quer”, afirmou Mário César (PMDB), presidente da Câmara.

Segundo ele, o executivo tem aproximadamente R$ 700 milhões em caixa e as dívidas levantadas pelos fornecedores chegam a R$ 400 milhões. “O que achamos mais estranho é que existem empresas que recebem religiosamente em dia e outras não recebem, mesmo prestando serviço e empenhando notas fiscais”, afirmou Mário.

Um dos entusiastas da CPI, o vereador Paulo Siufi (PMDB), ressaltou que reivindicou uma série de documentos e nenhum deles foi entregue. “Não esclareceram minhas dúvidas, portanto o melhor a se fazer é instaurar a CPI”, explicou ele. Os vereadores enalteceram que a CPI do Calote será mais efetiva que a da Saúde, já que nesta. a investigação irá começar do zero. “Esta investigação atingirá mais a população, pois existem funcionários que estão com medo de perder o emprego”, destacou Mário César.

Comissão – Os líderes partidários decidiram pela participação dos vereadores Paulo Siufi (PMDB), Otávio Trad (PT do B), Airton Araújo (PT), Elizeu Dionísio (PSL) e Chiquinho Telles (PSD). Amanhã, a partir das 8h30, a comissão irá definir as funções de cada parlamentar.

Esta CPI foi iniciada após os vereadores receberem a denúncia que alguns fornecedores não recebiam pagamento desde janeiro de 2012. Entre as empresas citadas estão a CG Solurb Soluções Ambientais e a RDM Recuperação de Crédito Ltda. A prefeitura explicou que alguns pagamentos não tinham sido feitos porque os contratos estavam sob análise, por apresentar algumas irregularidades.

Nos siga no Google Notícias