ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Câmara aprova campanha contra o uso do narguilé em Campo Grande

Zemil Rocha e Kleber Klajus | 29/10/2013 14:51
Campanha vai esclarecer males do narguilé para frear consumo na Capital (Foto: arquivo)
Campanha vai esclarecer males do narguilé para frear consumo na Capital (Foto: arquivo)

A Câmara de Campo Grande aprovou nesta terça-feira (29), por unanimidade, o projeto de lei que institui campanha permanente de orientação sobre os malefícios do uso de cachimbo do tipo narguilé no município. A proposta, apresentada pelo vereador Ayrton Araújo (PT), tramitou em regime de urgência.

O foco principal da campanha, direcionada principalmente e jovens e adolescentes, é as escolas públicas e particulares da Capital, através de ações educativas. O parágrafo único do Art. 2º do projeto prevê que os munícipes “serão informados periodicamente, por meio de campanhas educativas, acerca dos danos provocados à saúde pelo hábito de fumar o Narguilé ou Artuile, individual ou coletivamente”.

A regulamentação da lei, caso seja sancionada pelo prefeito Alcides Bernal (PP), deverá ser feita no prazo de 120 dias contados de sua publicação.

Ayrton Araújo justificou seu projeto alegando que a utilização do narguilé já é problema de saúde pública que “vem crescendo a cada ano em nossa cidade”. Segundo ele, estudos apontam “uma hora de uso do produto equivale a tragar 100 cigarros”. Enquanto a proporção de brasileiros que fumam cigarros caiu, esse outro jeito de fumar ganhou muita popularidade nos últimos anos.

Bastante atrativo devido ao aroma doce exalado pelo fumo, o narguilé foi inventado na Índia no século XVII pelo médico Hakim Abul Fath, como um método capaz de retirar impurezas do fumo. Na China, passou a ser utilizado para fumar o ópio. Entre os árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo.

Para o vereador Paulo Siufi (PMDB), a campanha contra esse tipo de fumo é muito importante. “O Narguilé hoje é usado até nos canteiros da Afonso Pena nos finais de semana e isso causa muita apreensão, especialmente em mim que sou médico por conta dos múltiplos problemas de saúde que pode provocar”, afirmou.

Siufi considera que esse projeto do narguilé é até complementar ao já aprovado pela Câmara Municipal sobre a proibição de fumar em ambientes públicos. “É um programa de orientação para não utilização, mas é preciso também intensa fiscalização”, defendeu.

Nos siga no Google Notícias