ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Câmara aprova projeto que prevê isenção de IPTU para casas populares

Michel Faustino e Antonio Marques | 08/12/2015 14:22
Conforme a proposição, fica isento dos débitos de IPTU e das taxas de serviços urbanos o imóvel de categoria precário, popular e médio, que estejam vinculados ao Sistema Público de Habitação. (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)
Conforme a proposição, fica isento dos débitos de IPTU e das taxas de serviços urbanos o imóvel de categoria precário, popular e médio, que estejam vinculados ao Sistema Público de Habitação. (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou nesta terça-feira (08), por unanimidade, projeto de lei de autoria do vereador Marcos Alex (PT), que prevê isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) aos beneficiários do programa "Minha Casa, Minha Vida", faixa social, além de áreas de desfavelamento e loteamentos sociais, que foram executados pelo poder público, em Campo Grande. O projeto segue agora para sanção do prefeito Alcides Bernal (PP).

Conforme a proposição, fica isento dos débitos de IPTU e das taxas de serviços urbanos o imóvel de categoria precário, popular e médio, que estejam vinculados ao Sistema Público de Habitação. Tal remissão será concedida até a vigência do contrato envolvendo o órgão financiador e o mutuário. 

O vereador Marcos Alex justifica que a intenção é beneficiar esta população mais carente, que foi contemplada pela poder público, com moradia ou loteamento, justamente porque não tinha condições para comprar seu imóvel, sem incentivo. Desta forma o legislativo poderia fazer uma "justiça fiscal".

Para o vereador, estas pessoas não teriam condições de arcar com esta tributação, já que o valor do IPTU em alguns casos, tem o mesmo valor da soma das prestações do ano, em relação ao imóvel, o que acaba gerando neste público uma insegurança financeira, para o controle do orçamento familiar, já que vai absorver uma quantia considerável da sua renda. Importante ressaltar que as pessoas beneficiadas devem ter uma renda familiar até R$ 1.600,00.

“Com a criação dessa lei de isenção a própria prefeitura vai economizar por um lado, como por exemplo, o mutuário deixará de ficar inadimplente com esse pagamento, evitando ações de cobrança e até judiciais. Além disso, evita-se o transtorno de o mutuário ter de comparecer à Central de Atendimento, justificar e pedir a isenção que lhe é de direito. Ganha o mutuário que terá justiça fiscal e também a prefeitura que estará cobrando imposto daqueles que realmente podem e devem pagar”, conclui.

Hoje, segundo Marcos Alex, existem 17 mil imóveis isentos de IPTU para aposentados, com valor menor que R$ 83 mil, sem outros critérios. A expectativa é de que o projeto beneficie ao menos 15 mil imóveis.

O vereador diz que espera que o prefeito possa sancionar o projeto, uma vez que ele tem como lema "as pessoas em primeiro lugar", e a Câmara promete reagir caso a decisão seja pelo veto.

"Se for mesmo as pessoas em primeiro lugar, ele não vai vetar. Se vetar vamos derrubar o veto aqui", disse.

Nos siga no Google Notícias