ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Câmara aprova projeto que repassa royalties para educação e saúde

Aline dos Santos | 26/06/2013 08:15

O projeto que destina recursos do dos royalties do petróleo à educação pública, com prioridade para a educação básica, e à saúde foi aprovado na madrugada desta quarta-feira pela Câmara Federal. Agora, a proposta precisa ser votada pelo Senado.

No original, o projeto previa 100 % para a educação. A bandeira voltou a ser levantada em abril pela presidente Dilma Rousseff (PT), durante visita a Campo Grande. “Nessa questão somos teimosos, insistentes. Vamos enviar nova proposta para uso dos recursos dos royalties. Recurso para ser gasto exclusivamente na educação”, declarou.

No plenário, a matéria foi aprovada na forma de um substitutivo do deputado André Figueiredo (PDT-CE). Conforme a Agência Câmara, o texto prevê o uso de recursos dos contratos já existentes, contanto que os poços entrem em operação comercial após 3 de dezembro de 2012.

Isso abrangeria vários contratos atuais de blocos de exploração que ainda não chegaram a essa fase, em que o poço começa a produção em escala comercial. Para a educação, serão destinados 75% dos recursos e 25% irão para a saúde, segundo emenda do líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Nos siga no Google Notícias