ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Política

Câmara aprova redução de pena para preso que estuda

Paulo Fernandes | 23/03/2011 23:41

Emenda de Mandetta impede redução nos casos de crimes hediondos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta noite de quarta-feira substitutivo ao Projeto de Lei 7824/10, do Senado, que muda a Lei de Execução permitindo a redução de um dia de pena do presidiário para cada 12 horas de atividades de ensino.

Relator da matéria, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) acatou emenda de autoria do deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM) que exclui do benefício crimes hediondos como tortura, tráfico de drogas e terrorismo.

Mandetta alegou que os crimes devem ser tratados com maior rigor, uma vez que são crimes graves, geram intranquilidade, e comoção social. Como foi alterada, a matéria retorna para análise do Senado.

Pela projeto do deputado Amauri Teixeira (PT-BA), os condenados em regime aberto ou semiaberto e em liberdade condicional poderão frequentar cursos presenciais ou á distância.

Já o condenado que cumpre pena em regime fechado, conforme emenda do deputado Fernando Francischini (PSDB-PR), terá direito à redução da pena pelo trabalho ou pelo estudo apenas se essas atividades forem restritas ao presídio, permitindo-se também o ensino a distância.

A remissão da pena com o estudo é aplicada pela Justiça com base em jurisprudência, mas os juízes divergem sobre quantas horas de estudo são necessárias para diminuir um dia de pena.

Nos siga no Google Notícias