ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Câmara arquiva Comissão Processante e cancela julgamento de Olarte

Leonardo Rocha e Antônio Marques | 12/11/2015 12:21
Integrantes da CCJ arquivaram comissão processante contra Olarte (Fernando Antunes)
Integrantes da CCJ arquivaram comissão processante contra Olarte (Fernando Antunes)
Relator da comissão, Paulo Siufi, não chegou a ler o processo, mas tinha o mesmo entendimento (Foto: Fernando Antunes)
Relator da comissão, Paulo Siufi, não chegou a ler o processo, mas tinha o mesmo entendimento (Foto: Fernando Antunes)

A Comissão Processante aberta contra o prefeito afastado Gilmar Olarte (PP) foi arquivada, por "perda do objeto", já que ele já não exerce mais a função. Esta decisão aconteceu após o pedido da vereadora Thais Helena (PT), que pedia a suspensão das atividades. Depois de um consulta, a assessoria jurídica repassou o caso para CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que decidiu pelo arquivamento.

Com esta decisão, não vai mais haver sessão extraordinária para votar a cassação de Gilmar Olarte, porque o arquivamento feito pela Comissão de Constituição e Justiça termina o caso em definitivo. Os cinco vereadores Vanderlei Cabeludo (PMDB), Airton Saraiva (DEM), Carlos Borges (PSB), Otávio Trad (PT do B) e Herculano Borges (SD), que integram a comissão, votaram de forma unânime.

A vereadora Thais Helena, uma das autoras do pedido de abertura da Comissão Processante, tinha solicitado para que o processo fosse suspenso, justamente pelo fato do prefeito afastado não estar mais ocupando o cargo, mas a procuradoria jurídica da Câmara, explicou que só poderia tomar esta atitude, por medida judicial. Por isso adotou este novo procedimento, para que a CCJ analisasse o requerimento.

Por esta razão, o relator da Comissão Processante, o vereador Paulo Siufi (PMDB), sequer chegou a ler o relatório que também pedia o arquivamento da denúncia contra Olarte. Ele ainda mencionou que se o gestor voltar ao cargo, então pode se abrir um novo processo contra ele, pelo mesmo motivo.

Olarte estava sendo julgado por ser reú em processo de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, após a Justiça Estadual aceitar a denúncia de que o progressista teria participado da ação criminosa em que se pedia cheques em branco para pessoas, em troca de vantagens no poder público, que depois teriam sido repassados para agiotas.

Nos siga no Google Notícias