ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Câmara articula “CPI da Folia” para investigar gastos de Bernal na cultura

Kleber Clajus | 08/05/2014 13:13
Chiquinho Telles iniciou processo para abertura de CPI contra irregularidades praticadas na Fundac (Foto: Cleber Gellio / Arquivo)
Chiquinho Telles iniciou processo para abertura de CPI contra irregularidades praticadas na Fundac (Foto: Cleber Gellio / Arquivo)

Um grupo de cinco vereadores articula, para a próxima terça-feira (13), a criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) “da Folia”, para investigar gastos em cultura na gestão do ex-prefeito Alcides Bernal (PP), em Campo Grande. No mês de abril, auditoria na Fundac (Fundação Municipal de Cultura) apontou a existência de sobrepreço em contratos, ausência de licitação, direcionamento na escolha de fornecedor e realização de despesas sem prévio empenho. As constatações já foram encaminhadas ao Ministério Público.

A proposta de CPI partiu do presidente da Comissão Permanente de Cultura, Chiquinho Telles (PSD), tendo apoio dos vereadores Eduardo Romero (PT do B), Paulo Siufi (PMDB), Carla Stephanini (PMDB) e Otávio Trad (PT do B).

Telles justificou a necessidade de uma investigação mais profunda por ainda haver dúvidas sobre investimentos na Festa de Santo Antônio e Carnaval, bem como problemas no pagamento do cachê de artistas locais pela Prefeitura.

“São muitas as irregularidades e virou uma verdadeira folia com o dinheiro público. Precisamos esclarecer a população”, ressaltou.

Os gastos com o Carnaval de Campo Grande, por exemplo, tiveram aumento de 73,81% neste ano, em relação a 2012. Só bandas e artistas carnavalescos teriam custado em torno de R$ 1 milhão aos cofres públicos, quase o dobro do cobrado no mercado artístico.

Na ocasião, a microempresa Eco Vida Prestadora de Serviços Ltda recebeu R$ 864,1 mil para contratação do grupo Terra Samba e de shows na Avenida Fernando Corrêa da Costa, com as bandas ThimBahia, Company e Aramaça. O contrato com a empresa desapareceu da Fundac.

Paulo Siufi cobrou, durante a sessão, explicação sobre o “gasto exagerado” promovido na gestão Bernal.

O secretário de Governo e Relações Institucionais, Rodrigo Pimentel, considerou importante a iniciativa da Câmara Municipal em ampliar a investigação, uma vez que as auditorias em todas as secretarias já tem sido encaminhadas ao Ministério Público.

Em análise – Além da cultura, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) também pode ser foco de investigação no Legislativo. Isso porque auditoria revelou sumiço de sindicâncias, falhas em procedimentos administrativos, contratação de empresas de manutenção e compra de material desnecessário, como “processador de filmes de raio-x”.

Sobre isso, Paulo Siufi disse que aguarda a prestação de contas da secretaria, prevista para o fim do mês. Dependendo das respostas, o peemedebista estuda propor uma CPI para averiguar falhas ocorridas durante a coordenação do ex-secretário Ivandro Fonseca.

“É preocupante comprar materiais que nem tem uso, não ter confirmação de recebimento, mas nota de que o pagamento foi feito. Estamos em um momento de fazer a detecção dos problemas, que incluem o sucateamento de ambulâncias, aparelhos novos e sem uso e raio-x quebrados. O que houve realmente?”, questiona o parlamentar.

Nos siga no Google Notícias