ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Câmara avalia quem fará estudo sobre quantidade de vagas para concurso

Acionada na Justiça, Legislativo Municipal se comprometeu a demitir pessoal e fazer concurso

Mayara Bueno | 04/08/2016 13:11
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Fernando Antunes)
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Fernando Antunes)

A Câmara Municipal avalia como fará o estudo que definirá a quantidade de vagas para o concurso público. Acionada na Justiça, por manter excesso de funcionários comissionados, o Legislativo Municipal se comprometeu a demitir e promover um certame.

Segundo o presidente João Rocha (PSDB), a ideia é que o próprio pessoal da Câmara ou uma empresa promova um estudo que iria além de indicar o quantitativo, mas também desenvolver um plano de cargos e carreira. “Pode ser feito por nosso corpo técnico mesmo, se nós entendermos que é possível e, caso seja necessário, ampliar para quem tenha mais expertise”, explicou.

Comissionados - Investigação do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) apontou que 90% do quadro de pessoal do Legislativo Municipal é composto de servidor comissionado, aqueles funcionários que não passaram porconcurso público. Na apuração, foi concluído que o número de cargos em comissão na Câmara é “assustadoramente” maior do que a quantidade de efetivos, o que seria ilegal.

Antes de a Justiça decidir se obriga ou não, o Legislativo firmou acordo com o Ministério Público. De acordo com a Câmara, o processo de licitação para abertura do concurso acontecerá depois da eleição deste ano, que acontece em outubro. Regra eleitoral impede atos que aumente renda do Poder Público durante o período. O concurso mesmo só ocorrerá ano que vem.

Nos siga no Google Notícias