ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

Câmara de Campo Grande vai pagar salário para 30 vereadores em 2013

Aline dos Santos | 09/01/2013 10:48
Thaís Helena foi escolhida por  Bernal para comandar a SAS. (Foto: Luciano Muta)
Thaís Helena foi escolhida por Bernal para comandar a SAS. (Foto: Luciano Muta)

A Câmara de Campo Grande vai pagar salário a 30 vereadores a partir da posse do suplente Marcos Alex (PT). O Legislativo, que a partir deste ano aumentou de 21 para 29 parlamentares, terá mais um nome na folha de pagamento porque a vereadora Thaís Helena Vieira Rosa Gomes (PT) pediu afastamento da Câmara para assumir a SAS (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania). No entanto,  continuará a receber salário de vereadora.

Com o reajuste aprovado no mês passado, o salário de vereador ficou fixado em R$ 15 mil. Já a remuneração para secretário municipal é de R$ 11.619,70.

Thaís Helena receberá somente como vereadora. “Assim como o Mário César é pago pela prefeitura. E o Lídio [ex-vereador] recebia pelo Tribunal de Contas. O afastamento é com ônus para origem”, afirma Thaís Helena sobre a opção de continuar a ser paga pelo Legislativo.

De acordo com o procurador da Câmara, André Scaff, o afastamento está previsto na LOM (Lei Orgânica do Município) e na Constituição Federal. “A Câmara vai pagar mais um salário”, explica. A vereadora não terá direito às demais verbas, que ficam destinadas ao novo parlamentar.

O pedido e a autorização do afastamento de Thaís Helena foram publicados hoje no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). A nomeação da nova secretária deve ser oficializada amanhã. Com a escolha da petista para a SAS, o prefeito Alcides Bernal (PP) abriu caminho para Marcos Alex, que será o o seu líder na Câmara.

A relação de Bernal com os vereadores, até então, tem sido de turbulência. O prefeito não conseguiu emplacar o presidente do Legislativo. Rosiane Modesto (PSDB), candidata de Bernal, foi derrotada por 20 votos a nove e o comando da Câmara ficou com Mário César.

Nos siga no Google Notícias