ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Câmara de Coxim discute instalação de usinas no Taquari

Redação | 14/10/2010 17:22

A Câmara Municipal de Coxim aprovou um requerimento para realização de audiência pública que discutirá a instalação de usinas de etanol e açúcar na região Norte do Estado.

De acordo com os vereadores Miron Coelho Vilela (PSDB) e Aluízio de São José (PSB), que solicitaram a audiência, duas leis entram em contradição quando o assunto são usinas de etanol na Região Norte.

O governo do Estado conseguiu aprovar na Assembléia Legislativa ano passado a alteração do artigo 1º da lei 328/1982, liberando usinas na zona do Alto Taquari. Na época, o governo do Estado utilizou dados do Mapeamento Econômico e Ecológico para ampliar a zona de plantio de cana e conseguir a instalação dos empreendimentos.

Porém, um decreto federal veta a instalação de usinas de etanol em todo o Pantanal, incluindo a bacia do Alto Paraguai, onde se encontra a maioria dos municípios da Região Norte.

Segundo os vereadores, a audiência servirá para que o assunto seja examinado por autoridades competentes, ambientalistas e profissionais da área, para saber se realmente o Norte do Estado pode receber usinas.

Estagnação -A discussão sobre a instalação de usinas de etanol na região Norte do Estado é motivada pela estagnação econômica dos municípios. Segundo o vereador Aluizio de São José, a solução para o "subdesenvolvimento" de Coxim passa pela necessidade de uma discussão regional que encontre vocações econômicas além da agropecuária.

Nos siga no Google Notícias