ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Câmara de Vereadores antecipa eleição da mesa em 60 dias e vai reeleger Idenor

Helio de Freitas, de Dourados | 30/09/2014 14:25
Presidente da Câmara de Dourados Idenor Machado deve se candidatar para novo mandato na mesa diretora (Foto: Thiago Morais/Câmara de Vereadores)
Presidente da Câmara de Dourados Idenor Machado deve se candidatar para novo mandato na mesa diretora (Foto: Thiago Morais/Câmara de Vereadores)

Será na sexta-feira desta semana, com pelo menos 60 dias de antecedência, a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Normalmente a eleição ocorre na primeira quinzena de dezembro. Mas na sessão desta semana a maioria dos vereadores votou a favor da antecipação.

Beneficiados pela mudança na Lei Orgânica do Município – também aprovada em segunda votação na sessão de ontem – o atual presidente Idenor Machado (DEM) e o primeiro secretário Dirceu Longhi (PT) devem concorrer à reeleição. Como não há indícios de uma chapa de oposição, eles devem ser reeleitos para o biênio 2015-2016.

Idenor vai presidir a Câmara pela terceira vez consecutiva, já que ocupou o cargo em 2011 e 2012. Antes da mudança na Lei Orgânica, o presidente só poderia ser reeleito ao iniciar uma nova legislatura, como aconteceu em 2013. Agora, com a alteração no artigo 28 da lei, pode se candidatar à reeleição também no meio da legislatura.

Informações de bastidores revelam que a vice-presidente Délia Razuk (PMDB) e o segundo secretário Pedro Pepa (DEM), devem deixar a mesa diretora e serem substituídos por outros vereadores na chapa única.

A eleição da mesa diretora será feita em sessão extraordinária convocada nesta terça pelo presidente Idenor Machado. A convocação foi publicada em edição suplementar do Diário Oficial do Município, órgão editado pela Assessoria de Comunicação de Imprensa da prefeitura.

Além da convocação, a edição suplementar publicou também a resolução aprovada na sessão de ontem que altera o Regimento Interno para permitir a antecipação da eleição.

Críticas – A mudança na Lei Orgânica para permitir a reeleição da mesa diretora e a antecipação da eleição foram aprovadas pela maioria dos 19 vereadores de Dourados, mas sob intensas críticas do vereador Maurício Lemes Soares (PSB). Ele aponta um “atentado à democracia” a reeleição do presidente e afirma que a decisão dos colegas só vai aumentar ainda mais o desgaste do poder perante a sociedade.

“Todo cargo vitalício fere o princípio democrático. Defendo a alternância até para garantir mais credibilidade à Câmara”, afirmou Maurício Lemes. Já Idenor Machado afirma que a Câmara de Dourados era uma das poucas de Mato Grosso do Sul que não permitiam a reeleição, já adotada há algum tempo em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias